Na reta final do Brasileirão, restando apenas três rodadas, a maioria dos torcedores não abre mão da calculadora para analisar o cenário em que seu clube irá ficar ao fim do Campeonato. Tanto na parte de cima da tabela quanto na parte de baixo, as disputas seguem empolgantes e é difícil de cravar a posição final de cada um desses times.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, que trabalha com as probabilidades do futebol, o líder Palmeias é quem tem as maiores chances de ser o campeão deste Brasileirão, com 55,3%. O Flamengo vem logo atrás, com 19% de chance. Com a derrota para o Galo, as chances do Grêmio caíram para 1,7%.
Já na segunda metade da tabela, ao menos sete times ainda correm riscos de rebaixamento. O Inter, com a vitória sobre o Bragantino, chegou aos tão sonhados 46 pontos — pontuação considerada "segura" para não cair. Goiás, atual 18° colocado, lidera a pesquisa da UFMG, com 96,8% de chance de queda. O segundo é o Bahia, primeiro do Z-4, com 32,4%, acompanhado de Cruzeiro, com 27,9%. Vale destacar que América-MG e Coritiba já estão rebaixados. Veja as porcentagens abaixo.
Probabilidades de título
- Palmeiras – 55,3%
- Flamengo – 19,1%
- Botafogo – 18,5%
- Atlético-MG – 3,7%
- Grêmio – 1,7%
- Red Bull Bragantino – 1,7%
Probabilidades de rebaixamento
- Goiás – 96,8%
- Bahia – 32,4%
- Cruzeiro – 27,9%
- Vasco – 24,2%
- Santos – 9,7%
- Corinthians – 7%
- Fortaleza – 1,7%