Após minimizar de forma significativa o risco de rebaixamento no Brasileirão, o Inter já intensifica o planejamento para 2024. Ainda que a execução dependa da eleição entre os candidatos a presidente Alessandro Barcellos e Roberto Melo, prevista para o dia 9 de dezembro, a tendência é de que, em qualquer cenário, o clube priorize quatro posições para o próximo ano: um zagueiro, um volante, um meia e um atacante.
Os profissionais de setor de captação do Colorado identificam que essas são as principais carências do elenco hoje. Sem prejuízo de outros reforços para compor o grupo, a futura direção, seja ela qual for, deve priorizar essas quatro posições na busca por contratações de nível de titularidade.
O zagueiro seria para repor a saída de Rodrigo Moledo, suspenso por doping e que não terá o seu contrato renovado. Já o volante viria para suprir a venda de Johnny, já negociado com o Real Betis-ESP. O meia, por sua vez, seria uma reposição a Mauricio, que também deve ser negociado com o futebol europeu. Por fim, o centroavante viria para ser o parceiro de ataque de Enner Valencia.
Um dilema a ser resolvido pela futura direção é a contratação de eventuais nomes estrangeiros. Afinal, hoje o Inter conta com oito atletas de fora do Brasil, um a mais do que o máximo permitido em competições nacionais: Rochet, Bustos, Mercado, Nico Hernández, Hugo Mallo, Carlos De Pena, Aránguiz e Enner Valencia.
Se todos eles permanecerem, o clube deve priorizar atletas brasileiros na busca por reforços. Contudo, se surgir alguma possibilidade de contratação estrangeira de peso, a futura direção precisará definir se irá liberar algum dos três "gringos" que hoje não são titulares absolutos, como Hugo Mallo, Nico Hernández e Carlos de Pena.
Outra indefinição é o futuro do técnico Eduardo Coudet. Contudo, o comandante argentino já avisou que só iniciará conversas sobre renovação de contrato após a eleição.
Apesar disso, há chance de, nos próximos dias, as duas chapas já avançarem em contratações para 2024, embora eventuais anúncios oficiais só ocorram a partir de 9 de dezembro.