Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago já entraram para a história do tênis de mesa brasileiro. Depois de 22 medalhas individuais, o país já assegurou mais 16 pódios nas duplas e bateu o recorde que pertencia aos Jogos de Toronto, em 2015, com 30 conquistas.
Com a vitória em sets diretos sobre a dupla da casa, composta por Tamara Leonelli e Almendra Ortiz, Marliane Santos e Thais Severo garantiram mais uma medalha ao Brasil avançando à semifinal da Classe WD5-10. Enfrentam nesta segunda-feira a dupla colombiana Manuela Guapi e Nelly Sanchez, de olho na vaga na decisão. Do outro lado da chave, Cátia Oliveira e Joyce de Oliveira encaram a dupla Maria Garrone e Nayla Kuell, da Argentina, também por uma vaga na final. Os jogos iniciam às 10 horas.
Favorecidas com a derrota da dupla costa-riquenha Aneth Araya e Kristel Morales na tarde deste domingo, Lethicia Lacerda e Sophia Kelmer fecharam a primeira fase da Classe WD14-20 na segunda colocação em seu grupo. Avançaram à semifinal e garantiram mais uma medalha. Só não escaparam do duelo doméstico contra Danielle Rauen e Jennyfer Parinos por uma vaga na final, nesta segunda.
Guilherme Costa e Iranildo Espindola chegaram à segunda vitória pela Classe MD4. Na tarde deste domingo, despacharam os argentinos Fernando Eberhardt e Jose Bustamante em sets diretos. Líderes da competição, já asseguraram matematicamente a medalha e amanhã jogam para garantir o ouro. Em seu último desafio, medem forças com os chilenos Luis Flores e Vicente Leiva, atuais segundos colocados. A bolinha quica a partir do meio-dia.
O Brasil marca presença nas duas semifinais da Classe MD8, somando mais duas medalhas ao quadro. Frutos das vitórias das duplas Lucas Arabian/Fabio Souza e David Freitas/Cadu Farias. Arabian e Souza bateram em sets diretos aos venezuelanos Roberto Quijada e Noel Sandoval. Já Freitas e Farias precisaram cinco sets para despachar os argentinos Elías Romero e Gabriel Copola. Nas semifinais desta segunda, eles encaram os chilenos Maximiliano Rodriguez e Cristian Gonzalez. Arabian e Souza terão pela frente Francisco Gonzalez e Victor Reyes, do México.
Após garantirem vaga na semifinal da Classe MD14, Israel Stroh e Paulo Salmin tiveram que aguardar até o final da tarde deste domingo para conhecer seus adversários. Serão os norte-americanos Ian Seidenfeld e Marco Makkar, a partir das 12h desta segunda-feira.
Outra classe com possibilidade de final entre brasileiros é a MD18, com as duplas Gabriel Antunes/Jean Mashki e Claudio Massad/Luiz Manara. Ambos despacharam duplas colombianas nas quartas de finais. Antunes e Mashki fizeram 3 a 1 em Alvaro Puerto e José Vargas. Massad e Manara foram a cinco sets contra Miguel Castro e Santiago Ramírez, de virada. Agora encaram os chilenos Claudio Bahamondes e Manuel Echaveguren por uma vaga na final, nesta segunda (20), às 10h40. No mesmo horário, Antunes e Mashki buscam garantir presença na decisão contra os norte-americanos Logan Watson e Tahl Leibovitz.
Boas novas também na Classe XD4-7, onde as duas duplas brasileiras avançaram à semifinal, garantiram medalhas e ainda podem se cruzar na final. Eziquiel Babes e Thais Severo venceram por 3 a 0 aos cubanos Yanelis Silva e Osviel Nodarse. Catia Oliveira e Lucas Arabian fizeram 3 a 1 em Manuela Guapi e Luis Valencia, da Colômbia. As semifinais acontecem na manhã desta segunda,quando Catia e Arabian encaram os argentinos Elías Romero e Maria Garrone, em jogo simultâneo ao de Babes e Thais contra os norte-americanos Jenson Van Emburgh e Pamela Fontaine.
Joyce de Oliveira e Fabio Souza são finalistas da Classe XD10. Venceram na semifinal aos argentinos Gabriel Copola e Nayla Kuell, em sets diretos. A decisão da medalha de ouro está agendada para esta segunda (20), a partir das 18h, contra a dupla mista da casa formada por Tamara Leonelli e Maximiliano Rodriguez.
A Classe XD14-17 é outra com possibilidade de final entre duplas brasileiras. Lucas Carvalho e Sophia Kelmer garantiram vaga na semifinal com a vitória por 3 sets a 0 sobre a dupla mista Aneth Araya e Steven Roman, da Costa Rica. Também em sets diretos, Israel Stroh e Jennyfer Parinos venceram aos colombianos Manuela Mazuera e José Vargas. As semifinais ocorrem nesta segunda, a partir das 10h. Carvalho e Sophia jogam contra os chilenos Ignacio Torres e Florencia Pérez. De forma simultânea, Stroh e Jennyfer enfrentam a Giselle Muñoz e Darío Neira, da Argentina.
A última dupla brasileira a se garantir na semifinal foi Danielle Rauen e Gabriel Antunes, pela Classe XD20. Aplicaram um 3 a 0 em Jeanelly Gongora e Enrique Preza, do México. Com a medalha de bronze garantida, vão atrás de um metal mais nobre contra os colombianos Yessica Alzate e Alvaro Puerto, nesta segunda, a partir das 11h20. Já a dupla Allana Maschio e Claudio Massad parou na primeira fase, após a derrota por 3 a 1 para os chilenos Manuel Echaveguren e Ailyn Espinoza.