Os halterofilistas brasileiros conquistaram neste domingo (19), cinco medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Nas quatro categorias em disputa foram um ouro, duas pratas e dois bronzes.
A medalha dourada veio com o paulista Bruno Carra, na categoria até 54 kg, após levantar 161 kg. A prata ficou com o cubano Pablo Ramirez (161kg) e o bronze com o brasileiro João Maria França Júnior (160kg).
O pernambucano José Arimateia Lima ganhou a prata na categoria até 97 kg masculino. Ele ergueu 200kg, sendo superado apenas pelo colombiano Fabio Torres (215 kg). O mexicano Juan Antonio Ramírez (158 kg) completou o pódio.
Na categoria até 107 kg — disputada em conjunto com os atletas da categoria superior, acima de 107 kg –, o mineiro Mateus Silva levantou 215 kg para conquistar a prata. Com 228 kg, o norte-americano Bobby Body garantiu o ouro. O bronze ficou com o mexicano José Castillo (208 kg). O também brasileiro Gustavo Amaral também participou da prova, mas não conseguiu marca.
A última medalha veio com a amazonense Maria de Fátima Castro, que ergueu 110 kg e ficou com a medalha de bronze na categoria até 67 kg. A colombiana Bertha Fernández (130 kgO quebrou o recorde das Américas e ficou com o ouro. A mexicana Amalia Pérez foi prata.