A seleção brasileira de paraciclismo garantiu neste domingo (19), medalhas em três categorias distintas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Os pódios vieram em provas do contrarrelógio, com o ouro da paratleta Bianca Garcia e Nicolle Borges (piloto), e as pratas de Lauro Chaman e Jady Malavazzi.
Bianca Garcia, na categoria Tandem feminino, alcançou a sonhada medalha de ouro depois de uma prova exaustiva de 21,6km, onde conseguiu apresentar a maior regularidade entre todas as competidoras. A sua parceria com sua pilota foi fundamental para o sucesso nessa categoria que exige sincronia e confiança mútua. As argentinas Maria José Quiroga e Maria Agustina Cruceño completaram o pódio.
— Estou muito honrada em ter conquistado a medalha de ouro no contrarrelógio. Todo o esforço, treinamento árduo e dedicação valeram a pena. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo dessa jornada e estou ansiosa para continuar representando meu país com orgulho nos próximos dias aqui em Santiago — comemorou Bianca.
Lauro Chaman ficou com a prata na categoria MC1-5, que ainda teve mais três brasileiros. Carlos Soares ficou em 11º lugar, Victor Luise em 12º e André Grizante foi o 14º colocado. Os canadenses Andrew Hayward e Roman Sametz ficaram com as medalhas de ouro e bronze, respectivamente.
A terceira medalha do dia foi ganha no handbike feminino com Jady Malavazzi, que terminou em segundo lugar. A prova foi vencida pela norte-americana Katherine Brim, que teve sua compatriota Jenna Roll na terceira posição. Outras duas brasileiras disputaram a Mariana Garcia, que terminou em quarto lugar e Josiane Nowacki, que foi a quinta colocada.
No handbike masculino, Ulisses Freitas ficou em quinto lugar, enquanto Ronan Fonseca foi o décimo. O norte-americano Eric Pinney levou a medalha de ouro. No contrarrelógio feminino C1-5, Amanda Paiva conquistou a 11ª colocação, seguida por Sabrina Custódia em 12ª e Victória Barbosa em 14ª lugar. A campeã foi a norte-americana Samantha Bosco.
E na categoria triciclo misto, disputada por homens e mulheres, Adriano Matunaga finalizou em sétimo. O canadense Nathan Clement garantiu o ouro.