Após estrear vencendo o México por 1 a 0, a seleção brasileira de futebol de cegos conquistou neste domingo (19) sua segunda vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Com gols de Ricardinho e Nonato, o Brasil fez 2 a 0 no Chile e manteve os 100% de aproveitamento no torneio que é disputado por sete equipes, em turno único, sendo que as duas melhores irão se enfrentar na disputa pela medalha de ouro.
Favorita ao título ao lado da Argentina, a seleção encontrou dificuldades no primeiro tempo e só marcou seu primeiro gol aos 4 minutos da etapa final, com o gaúcho Ricardinho. Nos instantes finais, o artilheiro Nonato fez seu segundo gol na competição.
— Jogo que a gente esperava, o time do Chile ofereceu muito perigo aos nossos goleiros, e na frente a gente conseguiu fazer um segundo tempo muito bom. Importante fazer esse gol. Vamos seguir firmes, já temos seis pontinhos— disse Ricardinho, que é o único ganhador de todas as edições desde que a modalidade entrou para o programa pan-americano.
A seleção voltará a campo nesta segunda-feira, às 16h, para enfrentar a Colômbia, que nesta rodada derrotou o México por 3 a 0 e também somou sua segunda vitória.
Esta é a quinta vez que o futebol de cegos é disputado no Pan. Nas edições anteriores, no Rio de Janeiro-2007, Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019, o Brasil levou o título. O torneio em Santiago oferece uma vaga para os Jogos Paralímicos de Paris em 2024, mas as seleções brasileira e argentina não estão nessa disputa por já estarem classificadas desde o último Mundial, realizado em agosto.