O Brasil voltou a provar porque é uma das potências do goalball mundial. Após estrear nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, derrotando a Colômbia por 11 a 1, a seleção masculina derrotou neste domingo (19), o México por 12 a 2. Com o resultado, o time brasileiro garantiu vaga nas semifinais, assim como o time da casa, que venceu a seleção colombiana por 4 a 1.
A equipe brasileira não demorou para abrir o placar com Paulo Saturnino aos 31 segundos. Ainda na etapa inicial, de pênalti, Leomon marcou o segundo. O camisa 4 ainda marcaria o terceiro e quarto gols, antes de Paulo Saturnino voltar a balançar as redes. Carlos García descontou para os mexicanos, mas Leomon, Paulo Clementino, Romário e Leomon definiram o 9 a 1.
Depois do intervalo, Carlos García fez o segundo gol do México. André Dantas marcou duas vezes e o placar chegou a 11 a 2, o que deixou a partida perto de seu final. Pelas regras do goalball, o jogo pode ser encerrado a qualquer momento caso uma equipe alcance a diferença de dez gols no placar. Essa situação é chamada de game. E quando restavam 8min57s dos 12 regulamentares de cada tempo, Emerson Ernesto determinou a diferença de dez gols e encerrou a disputa.
O goalball é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei (9m de largura e 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra existe uma baliza de 9m de largura e 1m30cm de altura. A linha do gol e algumas outras importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam tateá-las.