Coroando a bela campanha do hipismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Stephan Barcha garantiu o ouro no hipismo saltos no Chile nesta sexta-feira (3). Montando no cavalo Chevaux Primavera Império Egpício, conquistou o título da prova individual. O país subiu ao pódio nas seis competições realizadas, com resultados inéditos no adestramento e no Concurso Completo de Equitação. No total, o país teve um ouro, três pratas e dois bronzes.
A campanha do brasileiro durante o Pan teve três zeros e dois percursos com uma falta — no último, já havia garantido o ouro para o Brasil. As medalhas de prata e bronze ficaram os Estados Unidos, com Kent Farrington e Mc Lain Ward.
Esta é a segunda medalha do brasileiro nesta edição do Pan. Na competição por equipes, Barcha zerou os dois percursos do segundo dia e vinha garantindo o ouro, até a participação de Rodrigo Pessoa — que deixou o Brasil com o bronze.
No início de outubro, fez parte do grupo que obteve a vaga Olímpica para o Brasil em Paris 2024 na final da Copa das Nações. Ele é apenas o terceiro brasileiro a ser campeão individual do Pan, se juntando a Nelson Pessoa e Marlon Zanotelli.
Pedro Veniss cometeu uma falta na última passagem e ficou em quinto lugar. O erro do outro brasileiro a competir por uma medalha foi no último percurso, quando cometeu uma falta. Caso não a tivesse cometido, seria bronze.