O Brasil começou a sexta-feira (3) conquistando uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Na raia de Laguna Grande, em San Pedro de la Paz, na região de Concepción, Evandilson Neto e Filipe Vieira terminaram em segundo lugar na final do C2 500 metros e garantiram a prata na canoagem velocidade.
A medalha de ouro foi para os canadenses John Spence e Alix Plomteux. Os cubanos José Ramon Pelier e Javier Requeiro levaram o bronze.
Outros barcos brasileiros competiram em mais três finais. No K1 500m, Ana Paula Vergutz ficou em quinto. A canadense Michelle Russell foi a campeã. Valdenice Conceição também foi a quinta colocada no C1 200m, vencido pela cubana Yarisleidis Cirilo.
No K2 500m, Heuer Rodrigues e Roberto Maehler terminaram em sexto. Mais uma vez o ouro foi para o Canadá, com Joseph Gaudet e Simon McTavish. Já na final feminina do K4 500m, o México ficou com a medalha de ouro.
Esse ótimo desempenho canadense no começo do dia reduziu a distância que era de nove para seis medalhas de ouro, na briga pelo segundo lugar geral do Pan. No momento, o Brasil tem 46 contra 40 do Canadá.