O ano de 2023 da Seleção Brasileira será para esquecer. As cinco derrotas em nove jogos na temporada mostram que há muito a se resolver dentro e fora de campo. Mas em um quesito o processo para a próxima Copa do Mundo pode estar dando certo: renovação de elenco. O Brasil teve 20 caras novas nas convocações.
Jovens talentos tiveram a oportunidade de vestir a amarelinha pela primeira vez em 2023. São eles: Endrick (Palmeiras), Andrey Santos (Nottingham Forest), Vitor Roque (Athletico-PR), Yan Couto (Girona) e Arthur Augusto (Bayer Leverkusen).
Além dos nomes acima, outros atletas que jogam no futebol brasileiro tiveram oportunidades com os técnicos Ramon Menezes e Fernando Diniz: Raphael Veiga e Rony (Palmeiras), Yuri Alberto (Corinthians), Ayrton Lucas (Flamengo), Nino e André (Fluminense) e Paulinho (Atlético-MG).
Nomes que estão na Europa também tiveram seu devido espaço na Seleção: Joelinton (Newcastle), Gabriel Magalhães (Arsenal), Caio Henrique e Vanderson (Monaco), Carlos Augusto (Inter de Milão), João Pedro (Brighton), Pepê (Porto) e Malcolm (Al Hilal).
Convocados pela primeira vez em 2023
- Endrick - 17 anos
- Vitor Roque - 18 anos
- Andrey Santos - 19 anos
- Arthur Augusto - 20 anos
- Yan Couto - 21 anos
- André - 22 anos
- Nino - 26 anos
- Joelinton - 27 anos
- Raphael Veiga - 28 anos
- Rony -28 anos
- Malcom - 26 anos
- Yuri Alberto - 22 anos
- Vanderson - 22 anos
- Ayrton Lucas - 26 anos
- Caio Henrique - 26 anos
- Gabriel Magalhães - 25 anos
- Carlos Augusto - 24 anos
- João Pedro - 22 anos
- Pepê - 26 anos
- Paulinho - 23 anos