A natação brasileira segue reinando nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Nesta quinta-feira (23), no Centro Aquático de Esportes do Complexo do Estádio Nacional do Chile, os nadadores do Brasil conquistaram mais 12 medalhas, sendo sete delas de ouro e um especial, a de número 100 do país no evento.
No período da manhã foram dois ouros e um bronze. Na final dos 400 metros livre S13 (baixa visão), Douglas Matera ganhou sua sexta medalha dourada ao marcar 4min36s66 (recorde pan-americano). Seu irmão, Thomaz, foi bronze. Já nos 50 metros costas S2 (comprometimento físico-motor), Gabriel Araújo cravou 56s70 e também entrou para a lista dos recordistas do Pan. Nesta prova, José Ronaldo terminou na sexta posição.
—Eu poderia não estar nestes Jogos Parapan-Americanos. Eu tive uma lesão no tornozelo logo que voltei do Mundial de Manchester, então eu fiquei bem preocupado e com medo de não estar na melhor forma, de não conseguir chegar aqui e conseguir bons resultados. Mas eu tive o apoio do Praia Clube e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que me ajudaram da melhor forma possível para que eu chegasse aqui no melhor resultado — comemorou Gabriel.
E nas finais da tarde e noite o domínio brasileiro seguiu. Cecília Araújo foi prata nos 200 metros medley SM8 (comprometimento físico-motor, que teve a norte-americana Haven Shepherd em primeiro lugar. Outra prata foi ganha por Lídia Cruz nos 200 metros livre S5 (comprometimento físico-motor). Com 3min12s97, ela estabeleceu marca pan-americana de sua classe, a S4. A colombiana Mariana Guerrero levou o ouro e as brasileiras Esthefany Rodrigues e Patrícia Pereira terminaram em quarto e quinto, respectivamente.
O primeiro ouro da segunda sessão foi histórico. Samuel Oliveira marcou 2min53s73 e garantiu a vitória nos 200 metros livre S5. Esta foi a 100ª medalha de ouro do Brasil no Parapan de Santiago. Tiago de Oliveira terminou em sexto.
Marian Gesteira venceu os 100 metros costas S9 (comprometimento físico-motor) com novo recorde pan-americano, 1min10s10. Na prova masculina, pódio triplo para o Brasil. Ouro de Victor dos Santos, com recorde do Pan em 1min04s40, prata de Andrey Pereira e bronze de Lucas Lamente.
Nos 100 metros livre S10 (comprometimento físico-motor), Phelipe Melo bateu em primeiro, com Ruan Lima em quinto e Vanílton do Nascimento em sexto.
E para fechar o dia o sexto ouro de Carol Santiago. A nadadora do Grêmio Náutico União fechou o revezamento 4x100 metros livre 49 pontos misto. Matheus Rheine, Douglas Matera e Lucilene Sousa foram os outros nadadores da equipe.
A natação no Parapan será encerrada na sexta-feira (24) com mais 18 finais. Até o momento, o Brasil soma 104 medalhas (57 de ouro, 25 de prata e 22 de bronze).