Um dia após perder para a atual campeã mundial Argentina, a seleção brasileira de futebol de cegos se recuperou e goleou o Peru por 5 a 0, no encerramento da fase de classificação dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Com a vitória, a equipe comandada por Fábio Vasconcelos terminou a etapa na liderança e vai decidir a medalha de ouro contra a Colômbia, que surpreendeu ao vencer a Argentina, por 1 a 0, e garantiu a segunda posição.
O Brasil entrou em campo, no Centro de Deportes Paralímpicos, logo depois da vitória colombiana e com a necessidade de vencer por cinco gols de diferença para chegar à decisão. Com uma formação ofensiva, a seleção dominou o primeiro tempo e chegou aos 4 a 0, com três gols de Ricardinho e outro de Tiago Paraná.
No primeiro, o camisa 10 e capitão da equipe fez jogada individual pela esquerda e bateu na saída de Luis Machado. No segundo, o jogador da Agafuc (RS) fez mais uma bela jogada e, depois de driblar dois marcadores, chutou forte para vencer o goleiro peruano. Em uma roubada de bola, Tiago Paraná atravessou o campo para marcar o terceiro. Antes dos nove minutos, Ricardinho recebeu de Nonato, em cobrança de falta ensaiada, e deixou a seleção a um gol da vaga.
A tarefa parecia que seria cumprida de forma até fácil, afinal ainda restava todo o segundo tempo, de 15 minutos. Porém, apesar da pressão, o Brasil não conseguiu vencer a defesa do Peru e só conseguiu chegar ao gol decisivo a dois minutos do final.
Campeão de todas as edições do torneio no Parapan, o Brasil enfrentará a Colômbia no sábado (25), às 20h, em busca do pentacampeonato. Na preliminar, a Argentina brigará pelo bronze contra Chile ou México.