A seleção brasileira masculina de goalball está classificada para a final dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta quinta-feira (23), a vitória por 8 a 2 sobre a Argentina, na semifinal, foi a confirmação de que o Brasil segue imbatível na modalidade nas Américas. Afinal, esta foi a 25ª partida disputada desde os Jogos de Guadalajara-2011 e a 25ª vitória brasileira.
Grande favorito ao título, o time brasileiro busca o tetracampeonato no Parapan. Nesta quinta, os argentinos surpreenderam aos seis segundos, quando Leonardo Jazmin abriu o placar. A reação do Brasil veio com gols marcados por Paulo Saturnino, cinco segundos depois, e Parazinho aos 10min21s. Ainda na etapa inicial, Paulo Saturnino marcou mais uma vez, aos 8min24s, e André Botelho, no último segundo, fez o quarto.
No segundo período, Ezequiel Miranda diminuiu para os argentinos aos dois minutos. Mas Emerson Ernesto, três vezes, e Leomon Moreno definiram a vitória e vaga brasileira na decisão, que acontecerá na sexta-feira (24), às 17h45, contra o vencedor de Estados Unidos x Canadá.
Sobre o goalball
O goalball é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei (9m de largura e 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra existe uma baliza de 9m de largura e 1m30cm de altura. A linha do gol e algumas outras importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam tateá-las. Os jogos podem ser encerrados quando ocorre o chamado game, que pelas regras do goalball determina que o jogo termine a qualquer momento, caso uma equipe alcance a diferença de 10 gols no placar.
Seleção feminina vai disputar o bronze
Já a equipe feminina não conseguiu passar pelo Canadá e deu adeus a tentativa de faturar o tricampeonato. Em quadra, as canadenses marcaram 4 a 2 e agora disputarão a medalha de ouro contra o vencedor de Estados Unidos x Argentina, na sexta-feira, às 16h30. Já o Brasil jogará pelo bronze, contra quem perder entre norte-americanas e argentinas.
Danielle Longhini abriu o placar para as brasileiras, mas Emma-leine Reinke empatou e Amy Burk virou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Reinke marcou mais três e Jessica descontou para o Brasil, que defendia os títulos de Toronto-2015 e Lima-2019.