O quinto dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago garantiu ao Brasil cinco medalhas na bocha. Foram quatro de ouro e uma de bronze nas seis finais disputadas nesta quarta (22).
A primeira medalha dourada veio com a pernambucana Andreza Vitória, que na classe BC1 feminina, destinada apenas para atletas com paralisia cerebral (PC), que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.
Ela ganhou seu último jogo na fase de grupos, contra Yushae DeSila-Andrade, de Bermudas, no desempate, e terminou a competição invicta. Como nesta classe a disputa foi em chave única, ela ficou com o título, com representante de Bermudas em segundo e a argentina Ailen Flores em terceiro lugar.
Logo depois foi a vez do cearense Maciel Santos, da classe BC2, onde o atleta apresenta quadro de paralisia cerebral e nenhum auxiliar é permitido e um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado, marcar 6 a 1 no canadense Danik Allard e garantiu o tricampeonato consecutivo. O pódio ainda teve o argentino Luis Cristaldo.
Na classe BC3, para atletas com maior grau de comprometimento motor e, que neste caso, necessitam ser assistidos por uma pessoa, que tem a função de direcionar a calha seguindo as indicações do jogador, o mineiro Matheus Carvalho conquistou o terceiro ouro do Brasil. Na decisão, ele derrotou o argentino Rodrigo Romero por 5 a 4. Esta foi sua segunda medalha individual em Parapans, após o bronze em Lima-2019. O colombiano Jesús Romero terminou com a terceira colocação.
A conquista brasileira veio com a paulista Evelyn de Oliveira na classe BC3 feminina, após vitória sobre a argentina Stefania Ferrando por 5 a 4, que comemorou o bicampeonato. O bronze ficou com a peruana Niurka Callupe.
O bronze foi assegurado pelo paulista José Carlos Chagas da classe BC1 masculina, destinada apenas para atletas com paralisia cerebral (PC), que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola, superou Omar Hayward, de Bermudas, por 4 a 3, e garantiu sua presença no pódio. Na final, o mexicano Eduardo Sánchez derrotou o canadense LanceCryderman e ficou com o ouro.