A seleção brasileira de futebol PC — destinado a atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais (AVC) — está classificada para a decisão dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago.
Nesta quinta-feira (23), o Brasil derrotou a Venezuela por 5 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento na fase classificatória, disputada por seis equipes. Com o resultado, o time dirigido por Paulo Cabral terminou em primeiro lugar nesta etapa e agora aguarda o segundo colocado, que será Argentina ou Estados Unidos, para disputar a medalha de ouro, no próximo sábado (25), às 19h30min (de Brasília).
Com uma campanha de vitórias sobre Argentina (2x1), Canadá (11x1), Estados Unidos (2x0) e Chile (4x0), a seleção entrou em campo nesta quinta como favorita e não decepcionou. O jogo, que é disputado em dois tempos de 30 minutos, foi amplamente dominado pelos brasileiros, que abriram o placar aos 7 minutos com Jefferson. Ângelo ampliou aos 25.
Na etapa final, Jefferson fez o terceiro e Thomasson marcou duas vezes, aos 30 e nos acréscimos, aos 34, para definir a goleada e garantir a campanha perfeita na fase classificatória.
O Brasil começou com Moacir, João Araújo, Leonardo, Lucas, Ângelo, Jefferson e Matheus Cardoso. No decorrer da partida, entraram Bruno, Evandro, César e Thomasson.
As regras do futebol PC seguem o que é determinado pela Fifa, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). O campo tem, no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m. A marca do pênalti fica a 9m20cm do centro da linha de gol. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.