Dois skatistas da modalidade Park reinaram absolutos no STU National 2023. E o público do Recife, pelo segundo ano seguido, teve o privilégio de reverenciar não só o vencedor da etapa de encerramento do Circuito Brasileiro de Skate, o catarinense Kalani Konig, como também o campeão da temporada, o curitibano Augusto Akio, o Japinha.
No dia mais quente de toda etapa, o termômetro na pista apontava absurdos 53 graus. Mas isso parecia até energizar os skatistas, tamanho o nível apresentado por eles, o que levou o público recifense ao delírio. E foi mesmo a dupla Kalani/Akio a responsável por levantar a galera. Uma dobradinha, aliás, que dividiu os lugares mais altos do pódio pela terceira vez neste ano. Em Porto Alegre (RS), título para Kalani e vice para Japinha. Em São Paulo (SP), apenas trocaram de posição. Agora, Kalani campeão da etapa e Akio campeão da temporada, em apresentações de tirar o fôlego.
— Das quatro etapas do STU National deste ano, fizemos três pódios juntos. Feliz demais por ele ter sido campeão brasileiro. É um amigão que tenho no skate. Tivemos a melhor vibe possível. Demais ter acertado uma grande volta e ter sido campeão aqui. Quero sempre voltar a Recife. Só tenho a agradecer a toda essa galera. Ainda tentei buscar uma nota acima dos 90 na minha última tentativa, mas fica para a próxima — disse Kalani, que já tinha recebido a melhor nota na semifinal de sábado (87,00) e, neste domingo (12), ganhou dos juízes um 89,00 na segunda das suas quatro voltas de 45 segundos.
Com os 10 mil pontos do segundo lugar da etapa, Augosto Akio levou o circuito brasileiro com um total de 44 mil pontos. Com os 12 mil pontos do título na capital pernambucana, Kalani terminou o ano como vice-campeão, com 40.500 pontos.
— Quem, realmente, saiu vencedor daqui hoje foi o público pernambucano, que se entregou, viveu o skateboard da melhor forma possível e teve uma experiência única. Sem falar, é claro, do skate apresentado aqui hoje. O nível foi muito alto, com muitos skatistas jovens se destacando. Como o Dan Sabino, que completou o pódio. Posso dizer que foi uma prova diferente das que a gente viu ao longo do ano. O Kalani é um grande companheiro de seção, alguém que eu respeito e admiro muito não é de hoje. Uma amizade de longa data. Ele está de parabéns e fico feliz por essa conquista dele também— comentou Japinha.
Confira a classificação final em Recife:
1 – Kalani Konig – 89,00
2 – Augusto Akio – 88,00
3 – Dan Sabino – 85,00
4 – Pedro Carvalho – 84,17
5 – Gui Khury – 81,00
6 – Victor Ikeda – 74,17
7 – Pedro Quintas – 70,67
8 – Gustavo Picaski – 70,00