O gaúcho Jovane Guissone conquistou, na quinta-feira (24), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, seu 15º título consecutivo do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima. Aos 40 anos, ele venceu a disputa da espada masculina B.
Atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Guissone superou o companheiro de equipe, Izaías Monteiro, por 15 toques contra 3, na final.
— Há vinte anos achei que o meu mundo havia acabado, mas na verdade estava ganhando uma nova oportunidade de vida, que eu agarrei com as duas mãos”, confessou Guissone. “São quinze anos consecutivos vencendo o Campeonato Brasileiro e já tenho treze prêmios do Comitê Paralímpico Brasileiro como atleta do ano. Prêmio que neste ano quero vencer mais uma vez — afirmou o campeão olímpico em Londres-2012 e prata em Tóquio-2021.
O pódio ainda teve Rafael Tassone, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP), e Anderson Pires, também da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.
Demais campeões
Na espada masculino A, Lenílson de Oliveira, do Paulistano (SP), venceu o duelo com Alex Sandro Souza, do Pinheiros (SP), e garantiu a medalha de ouro em um jogo equilibrado, que terminou com placar de 15 toques contra 10. O pódio ainda teve Maxwell Santos, da Associação Atlética Anthares (AL), e Thaylon Martins dos Santos, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.
Após sair da categoria A para a B, Rudineia Manica (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) venceu a gaúcha Mônica Santos, do Grêmio Náutico União, por 15 a 10, e garantiu a medalha de ouro. O bronze foi dividido por Sabrina Marques, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP), e por Milani Gomes, da Associação Atlética Anthares (AL).
Com uma virada no final, Rayssa Veras conquistou o título do florete feminino A. A atleta do Paulistano venceu na final a Carminha Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, por 15 a 13, depois de passar a maior parte do jogo atrás no marcador. Fabiana Soares (Sport Club Magnólia/RJ) e Ana Elisa Paz (Grêmio Náutico União/RS) foram as medalhistas de bronze.
O Brasileiro de paraesgrima continua nesta sexta-feira (24), com seis provas. A partir das 9h iniciam as disputas do florete masculino A e B, além do sabre feminino A e B. De tarde, com início às 15h, acontecem as provas por equipe do florete feminino e da espada masculina.