Foi no bar e armazém da família no bairro Olímpica, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, que Jonas Luz se aproximou pela primeira vez da sinuca. Aos três anos de idade, o atual campeão Pan-Americano de Snooker já subia em uma cadeira, com o taco na mão, para alcançar a mesa. Mal sabia que, mais de 30 anos depois, se tornaria uma das referências do país no esporte.
Aos 37 anos, Jonas Luz conquistou o título continental no último domingo (29), no campeonato realizado no Iate Clube, no Rio de Janeiro. A competição foi organizada pela Associação Pan-Americana de Bilhar e Snooker (PABSA), em parceria com Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca. A edição realizada pela primeira vez no Brasil foi a quarta organizada pela PABSA. Luz se tornou o único gaúcho a conquistar o campeonato.
— Esse título representa uma total superação, visto que eu treino nessa mesa há apenas um ano. Até outubro de 2022, não tínhamos clubes com essa mesa internacional. Foi então que o dono do Match Clube de Sinuca, Luiz Gomes, resolveu comprar uma mesa para que eu e outros atletas pudéssemos treinar — conta Jonas Luz.
O jogador também foi campeão brasileiro em 2021 e o gaúcho em 2022, além de ter sido vice nacional em 2023, na categoria Six Red (com seis bolas vermelhas). A competição Pan-Americana, no entanto, envolveu outra dinâmica de disputa, com 15 bolas vermelhas, em uma mesa de 3,6 metros de comprimento por 1,8 de largura.
— Apenas dois clubes tem essa mesa na região. Um em Guaíba e outro em Canoas — comenta.
Sob a gestão da PABSA, Igor Figueiredo, de São Paulo, e Victor Sarkis, de Santa Catarina, são os outros brasileiros que levantaram as principais taças do Pan. Em 2023, participaram 40 atletas, entre 28 brasileiros e 12 estrangeiros, do México, Canadá e Estados Unidos.
Com a possibilidade de morar na Inglaterra e jogar profissionalmente, esse esporte passou a ser um objetivo de vida.
JONAS LUZ
Campeão Pan-Americano de Snooker
Futuro na Europa?
Além da premiação de US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil), Jonas Luz ganhou a oportunidade de dar o maior passo na direção da sinuca profissional. Ele ganhou uma vaga para participar do circuito de snooker da Associação Mundial de Bilhar e Snooker Profissional na Inglaterra, por um período de dois anos. Para ter sequência na carreira britânica, o gaúcho, agora morador de Canoas, terá de ficar entre os 64 melhores do chamado "card".
Para completar o salto que teve o impulso inicial do Bar e Armazém Luz e que pode parar na Europa, o desenvolvedor de softwares precisa de patrocínio. Esse é o desafio a ser encaçapado até junho de 2024.
— Eu sempre vi a sinuca como um hobby e como uma terapia. Quando estou na mesa eu não penso nos problemas da vida, apenas me divirto. Com a possibilidade de morar na Inglaterra e jogar profissionalmente, esse esporte passou a ser um objetivo de vida. Principalmente, se eu olhar para trás e ver o filho de empregada doméstica que gostava de subir numa cadeira para jogar sinuca no bar do pai — lembra.
Você sabia?
Existe diferença entre bilhar e o snooker. O bilhar é o mais popular, o famoso jogo da "bola 8". Já o snooker (ou sinuca inglesa) é disputado com seis bolas vermelhas (categoria Six Red) ou 15 vermelhas e uma mesa bem maior.