O começo da temporada do Denver Broncos na NFL foi trágico. Três derrotas seguidas, sendo uma delas sofrendo 70 pontos do Miami Dolphins. Contudo, após vencer o Minnesota Vikings por 21 a 20 na Semana 11, a franquia do Estado do Colorado entra na briga pelos playoffs.
A campanha de cinco vitórias e cinco derrotas ainda não é a ideal. Porém, os Broncos estão entre as equipes mais quentes da liga no momento. Quatro vitórias seguidas, com direito a quebra de invencibilidade contra o Kansas City Chiefs. Mais do que as vitórias, a franquia comandada por Sean Payton se reencontrou em campo, principalmente na defesa — uma das melhores em 2022.
No triunfo contra os Vikings, que também vinham em boa fase, Denver contou com o apoio da sua torcida e com a pontaria do seu kicker. Will Lutz fez 15 pontos, acertando os cinco field goals que tentou, sendo um de 52 jardas.
No final da partida, precisando de um touchdown para vencer, os Broncos conseguiram marcar com uma boa jogada do quarterback Russell Wilson para Courtland Sutton fazer a recepção, mesmo bem marcado.
Restam sete partidas na temporada para Denver buscar o retorno aos playoffs da NFL. A última vez foi na temporada 2015/2016, quando os Broncos chegaram ao Super Bowl e venceram o título pela terceira vez na sua história.
Texans de olho em uma vaga na AFC
Outra franquia que vive boa fase é o Houston Texans. Com quatro vitórias nas últimas cinco partidas disputadas e um quarterback em ascensão, a equipe texana está com campanha 6-4. O último triunfo foi neste domingo (19), contra o Arizona Cardinals, por 21 a 16.
O quarterback novato C.J. Stroud vem impressionando em seu primeiro ano na NFL. Ele foi importante na vitória, com 336 jardas lançadas e dois touchdowns, sendo um deles para Tank Dell fazer uma das recepções mais bonitas da temporada.
Mesmo com três interceptações lançadas — comum para um jogador em seu ano de estreia —, o que fica são as boas jogadas e mais uma vitória para os Texans, que estão na cola do Jacksonville Jaguars na divisão. Atualmente, Houston tem campanha suficiente para chegar nos playoffs da Conferência Americana (AFC), mas pode igualar o rival de AFC Sul caso vença o confronto direto na Semana 12.
Browns vencem duelo contra os Steelers
Na rodada, dois confrontos da AFC Norte eram aguardados. No primeiro, o Baltimore Ravens levou a melhor na abertura da Semana 11 contra o Cincinnati Bengals. No domingo, o Cleveland Browns superou o Pittsburgh Steelers por 13 a 10, com chute decisivo do kicker Dustin Hopkins nos segundos finais.
Um duelo com poucos pontos e dominados pelas defesas. Os Browns estão sem seu quarterback titular até o final da temporada. Com isso, na ausência de Deshaun Watson, o novato Dorian Thompson-Robinson assumiu a responsabilidade. O desempenho foi discreto, com apenas 165 jardas lançadas e uma interceptação.
Contudo, na reta final da partida, ele conseguiu levar o ataque até uma boa posição de campo para o kicker dar a vitória. A derrota foi dolorida para os Steelers, mas não mais do que foi para os Bengals contra os Ravens. A franquia de Pittsburgh ainda tem chances reais de chegar aos playoffs, mas precisa do seu ataque jogando melhor na sequência da temporada.
Bills voltam a vencer
Eram quatro derrotas seguidas para o Buffalo Bills na NFL. Além dos resultados negativos, o desempenho não vinha agradando e as chances de playoffs iam diminuindo. Contudo, jogando em casa contra o New York Jets, os Bills venceram por 32 a 6.
Destaque para Josh Allen, com 275 jardas passadas e três touchdowns lançados. Um triunfo que reanima a equipe para a reta final da temporada, além de ser uma revanche do primeiro duelo entre as franquias. Na Semana 1, os Jets levaram a melhor em um jogo que ficou marcado pela lesão de Aaron Rodgers.
O quarterback tem chance de retornar ainda este ano para reforçar a franquia de Nova York. Porém, as chances de brigar pelos playoffs estão diminuindo com a falta de bons resultados. Os Bills estão 6-5 e os Jets 4-6, ambos atrás do Miami Dolphins, que lidera a AFC Leste com campanha 7-3.
AFC está melhor que a NFC
Quatro destaque foram sobre equipes da Conferência Americana (AFC) e nem foram mencionadas as principais. Uma realidade na temporada atual da NFL é que a AFC está mais disputada que a NFC.
Na Conferência Nacional, quatro franquias despontam como candidatas a uma vaga no Super Bowl LVIII: Philadelphia Eagles, Detroit Lions, San Francisco 49ers e Dallas Cowboys. O restante é coadjuvante. Na divisão Sul da NFC, por exemplo, não há nenhuma equipe com campanha positiva e o vencedor, mesmo indo aos playoffs, não vai apresentar perigo.
Por outro lado, na AFC, além dos líderes das divisões (Dolphins, Chiefs, Jaguars e Ravens), são poucas as equipes que não estão brigando pelas outras três vagas na próxima fase. Mais do que isso, muitas delas têm capacidade de chegar aos playoffs e vencer um dos favoritos.
Destaque adicional: a revanche do Super Bowl LVII
Nesta segunda-feira (20), às 22h15min, vai ocorrer a revanche do último Super Bowl. O atual campeão Kansas City Chiefs enfrenta o Philadelphia Eagles, que busca manter a melhor campanha da NFL no momento. Um jogo imperdível, que promete equilíbrio e boas jogadas do início ao fim.
Resultados da Semana 11 da NFL
- Baltimore Ravens 34 x 20 Cincinnati Bengals
- Cleveland Browns 13 x 10 Pittsburgh Steelers
- Miami Dolphins 20 x 13 Las Vegas Raiders
- Detroit Lions 31 x 26 Chicago Bears
- Jacksonville Jaguars 34 x 14 Tennessee Titans
- Green Bay Packers 23 x 20 Los Angeles Chargers
- Houston Texans 21 x 16 Arizona Cardinals
- Carolina Panthers 10 x 33 Dallas Cowboys
- Washington Commanders 19 x 31 New York Giants
- San Francisco 49ers 27 x 14 Tampa Bay Buccaneers
- Buffalo Bills 32 x 6 New York Jets
- Los Angeles Rams 17 x 16 Seattle Seahawks
- Denver Broncos 21 x 20 Minnesota Vikings
- Kansas City Chiefs 17 x 21 Philadelphia Eagles