O Brasil conquistou mais uma medalha de bronze na esgrima. No florete por equipes masculina, os brasileiros venceram os chilenos, donos da casa, e garantiram o terceiro lugar no pódio. Guilherme Toldo, atleta do Grêmio Náutico União, esgrimou ao lado de Pedro Marostega e Henrique Marques.
Com a medalha, o gaúcho passou a ser sozinho o maior medalhista da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos — chegou a seis. Em Santiago, ele já havia subido ao pódio na disputa individual, também com um bronze. Antes, havia conquistado uma medalha individual em Guadalaraja, em 2011, e outras quatro por equipes — de 2011 até 2023, em todos os Pans.
O Brasil começou a caminhada por uma medalha contra o México nas quartas de final, com uma vitória com 11 pontos de vantagem (45 a 34). Na semifinal, os brasileiros duelaram contra os canadenses e, apesar da disputa ponto a ponto, acabaram derrotados, indo para a disputa do bronze.
No confronto contra o Chile, vitória por 45 a 36. Com cinco pontos de vantagem no último duelo, Toldo conseguiu manter a dianteira para o Brasil e, ainda, botou mais quatro pontos na frente para os brasileiros.