O alemão Alexander Zverev derrotou o número 2 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, por 6/7 (3/7), 6/3, 6/4 nesta segunda-feira (13), no segundo dia do ATP Finals, disputado em Turim, na Itália.
Zverev, duas vezes campeão do torneio (em 2018 e 2021), contou com seu saque (15 aces) para vencer a partida. Graças à vitória, o tenista 26 anos é o líder do grupo vermelho enquanto aguarda o confronto entre os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev na tarde desta segunda.
Embora não tenha demonstrado desconforto físico, Alcaraz, que aos 20 anos participa pela primeira vez em sua carreira de um ATP Finals, jogou abaixo de seu melhor nível.
O espanhol, que conquistou seis troféus em 2023, incluindo Wimbledon, única final de Grand Slam que Novak Djokovic perdeu, não tem conseguido manter sua excelência no segundo semestre deste ano, o que se traduz em uma maior irregularidade no seu jogo. A prova disso é a sua recente eliminação na primeira rodada do Masters 1000 de Paris.
— Contra Carlos eu sabia que tinha que sacar bem, marcar muitos aces, sabia que tinha que fazer muitos primeiros serviços... e isso foi bom para mim no final — disse Zverev.
Alcaraz venceu o primeiro set depois de se recuperar no sexto game para empatar em 3-3 e abriu a vantagem no game seguinte depois de salvar três break points.
O set foi então para o tie-break onde Zverev salvou três set points com seu próprio saque, mas o número 2 do mundo brilhou e conquistou a parcial, que durou bem mais de uma hora.
No entanto, o alemão se recuperou vencendo três games consecutivos para garantir uma vitória tranquila no segundo set, enquanto Alcaraz foi abalado pelo jogo de bons serviços do seu adversário.
E Alexander Zverev pressionou até o fim, garantindo a vitória com seu estilo característico, com dois saques impressionantes que Alcaraz - que chegou a estar em vantagem - simplesmente não conseguiu responder.
* AFP