O badminton brasileiro está próximo de conquistar duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Neste domingo (22), Ygor Coelho e Jonathan Matias garantiram classificação para as quartas de final da chave de simples e, se conquistarem novas vitórias, avançarão às semifinais e, por consequência, já terão um lugar no pódio, já que a modalidade não tem disputa pelo bronze.
Atual campeão e terceiro favorito, Ygor venceu o argentino Nicolás Oliva por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/15, em 32 minutos de partida. Nas quartas, seu rival será o mexicano Luis Ramón Garrido, que eliminou o cubano Roberto Herrera.
— Eu sou o favorito. Com certeza, quem entra contra mim, entra com mais energia, tentando me vencer pelo que já fiz. Controlei bem a partida, arrisquei algumas bolas, mas estou preparado para as quartas de final — declarou um confiante Ygor ao final da partida.
Jonathan Matias enfrentou o cubano Juan Carlos Otaño e venceu por 2 a 0 (21/10 e 21/8), garantindo classificação em 22 minutos. Agora, ele vai enfrentar o vice-campeão do Pan de 2019, em Lima, e que bateu o surinamês Soren Opti por 21/8 e 21/9.
Meninas eliminadas nas oitavas
Já na chave feminina, as brasileiras não foram bem e foram eliminadas nas oitavas de final. Principal jogadora do país e cabeça de chave 3 do torneio, Juliana Vieira caiu para a canadense Eliana Zhang por 21/13 e 22/10, em jogo decidido em 51 minutos.
Samia Lima encarou a principal favorita ao título, a chinesa naturalizada norte-americana Beiwen Zheng, que marcou tranquilos 21/14 e 21/6.