Um dos esportes que mais vem ganhando adeptos nos últimos anos é o fisiculturismo. Com diversos campeonatos pelo mundo todo, um se destaca como o principal da modalidade. O Mr. Olympia chega a sua edição de número 57, que vai acontecer entre os dias 2 e 5 de novembro, em Orlando, na Flórida.
A competição foi criada em 1965 e tem como principal referência o ator de Hollywood Arnold Schwarzenegger, que venceu sete vezes o torneio e ajudou a difundir o esporte entre os anos 1970 e 1980.
Ao longo do tempo, os atletas foram evoluindo e categorias foram criadas. Atualmente, para os homens existem quatro classes, enquanto as mulheres são divididas em cinco. A de maior relevância no masculino é o Classic Physique — que enfatiza uma estética clássica, lembrando os físicos dos atletas dos anos 1970 e 1980.
Nela está o brasileiro Ramon Dino, vice-campeão em 2022, que tenta bater neste ano o tetracampeão Chris Bumstead. O canadense tem uma dinastia no fisiculturismo que só é superada por três atletas.
Ronnie Coleman e Lee Haney são os maiores campeões com oito títulos. Schwarzenegger tem sete conquistas. Os três venceram na categoria conhecida hoje como Open Bodybuilding. Antes, não havia divisão de classes, o que mudou em 2012.
No fisiculturismo, são quatro os critérios avaliados durante a competição: simetria, proporção, volume e definição — com análise rigorosa para saber se a atleta manteve a proporção entre os membros inferiores e superiores.
Como acompanhar o Mr. Olympia 2023
- Quando: 2 a 5 de novembro
- Horários: as competições vão começar no início da noite (horário de Brasília) nos dias 3 e 4 de novembro
- Onde: Orange County Convention Center, em Orlando, Flórida
- Transmissão: somente por Pay-Per-View