No futebol masculino, o Brasil estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ao bater os Estados Unidos por 1 a 0, nesta segunda-feira (23). Na partida disputada no Estádio Elías Figueroa, também conhecido como Playa Ancha, em Valparaíso, a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes encontrou dificuldade para superar a defesa norte-americana.
A formação brasileira contou com dois jogadores da dupla Gre-Nal como titulares. O volante Matheus Dias, do Inter, foi o lateral-direito, enquanto o também volante Ronald, do Grêmio, abriu o meio-campo. Em um primeiro tempo de poucas emoções, a melhor chance foi com o volante Igor Jesus que, aos 34, arriscou um chute de fora da área, que Carrera espalmou.
Na etapa final, a seleção tentou imprimir uma pressão. Aos 15, Ronald, do Tricolor, deu lugar ao atacante Kaio César. Aos 20, Matheus Nascimento recebeu na área e bateu.
Aos 29, Thauan Lara, lateral-esquerdo do Colorado, substitui Gabriel Pirani. O gol da vitória veio aos 41. Guilherme Biro recebeu na direita e cruzou. Matheus Dias desviou, e Miranda completou de cabeça. Aos 44, o zagueiro Gustavo Martins, do Grêmio, entrou na vaga de Guilherme Biro.
Na história, o Brasil conta com quatro ouros nos Jogos Pan-Americanos. A último conquista, no entanto, ocorreu em 1987, no Pan de Indianapólis. Na segunda rodada, a seleção enfrenta a Colômbia, na quinta-feira (26), às 20h, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. No domingo (29), no fechamento da fase classificatória do Grupo B, o adversário será Honduras.
A escalação brasileira teve Mycael; Matheus Dias, Michel, Arthur Chaves e Patryck; Ronald (Kaio César), Igor Jesus e Gabriel Pirani (Thauan Lara); Guilherme Biro (Gustavo Martins), Matheus Nascimento e Marquinhos (Miranda).