O Rio Grande do Sul subiu ao pódio pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta segunda-feira (23), Viviane Jungblut, nadadora do Grêmio Náutico União, ficou com o terceiro lugar e conquistou o bronze nos 800m nado livre feminino.
Essa foi a segunda medalha da atleta na prova e a terceira em um Pan — em 2019, conquistou o bronze nos 10km feminino. Com o tempo de 8min33seg55, a gaúcha ficou atrás das americanas Paige Madden, ouro com 8min27seg99, e de Rachel Stege, prata com 8min28seg50.
— Bem feliz. Minha primeira prova e começar com medalha. É sempre uma honra e uma felicidade a mais. Era meu objetivo. Agora é concentrar, pois tenho mais duas provas. Não dá tempo de dar aquela relaxada. Daqui dois dias volto para nadar o 1500m, nadar para o meu melhor tempo. É descansar, respirar e seguir, pois tem mais. Não tem segredo e milagre. Cabeça firme para a próxima — disse a nadadora do União à reportagem de GZH em Santiago.
Aos 27 anos, Viviane se aproximou do pódio na passagem dos 300m para os 350m no Centro Acuático. Ali, assumiu o quarto lugar. Nos 500m para os 550m, ultrapassou a terceira colocada e não saiu mais da briga por medalhas.
No entanto, não conseguiu encostar nas norte-americanas e repetiu o bronze conquistado em Lima, em 2019. A brasileira Gabrielle Roncatto também disputou a prova, mas acabou ficando na sétima posição, com o tempo de 8min47seg83.