A cidade de Passo Fundo terá um representante nos Jogos Pan-Americanos, que estão acontecendo em Santiago, no Chile. Nesta segunda-feira (23), o atleta Guilherme Kurtz foi convocado para competir no atletismo na prova de 1.500 metros.
Kurtz já vem conquistando bons resultados em competições importantes. Em julho, foi bicampeão do Troféu Brasil. No mesmo mês, conquistou a medalha de prata no Sul-Americano, ficando apenas 12 centésimos atrás do líder. O objetivo do atleta é seguir com o bom desempenho e buscar trazer uma medalha para o Brasil.
— Meu objetivo é subir no pódio. Claro que o nível do Pan é alto, pois tem os Estados Unidos e Canadá, que são fortes no atletismo, além dos países da América Central, que são tradicionais. É uma competição forte, mas vou pisar na pista em busca da medalha. Para a minha carreira seria um feito gigantesco — destacou Kurtz.
O atleta de 28 anos deverá desembarcar em Santiago na terça-feira (31). A provas da categoria 1.500 metros acontecem no dia 2 de novembro com a participação de 13 competidores. Além da medalha, outra meta traçada por Guilherme Kurtz é melhorar a sua melhor marca.
— Quero buscar o meu recorde pessoal. Minha melhor marca é 3min39s72 nos 1.500m. Estou feliz, quero buscar a medalha para auxiliar o Brasil no quadro de medalhas e representar bem nossa cidade e o Estado da melhor forma possível — frisou.
A participação nos Jogos Pan-Americanos é um grande passo para o seu próximo objetivo, que é alcançar o índice para as Olimpíadas de Paris, em 2024.
— Quem me conhece sabe que desde o ano passado era um dos grandes objetivos estar no Pan-Americano, pela grandiosidade do evento. Depois das olimpíadas é o maior evento que podemos participar. E o clima no Pan é de olimpíada. Meu objetivo era participar do Pan para sentir isso e me preparar para lutar por uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem — pontuou.