A seleção brasileira feminina de basquete fez uma boa estreia nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta quarta-feira (25), o time comandado por João Camargo, assistente do treinador principal José Neto, derrotou o México por 72 a 54, em partida válida pelo Grupo B, que ainda teve a vitória da Colômbia sobre a Venezuela, por 73 a 57. As venezuelanas serão as próximas adversárias do Brasil, na quinta-feira, às 10h30min.
Se os dois primeiros períodos foram equilibrados, até pela ansiedade apresentada pelo time brasileiro, que mesmo assim foi para o intervalo com vantagem de sete pontos (35 a 28), o terceiro quarto foi definitivo. Com ótima atuação, a seleção fez 21 a 14 e abriu 14 pontos de diferença (56 a 42).
E apesar de todo o esforço das mexicanas, o período final foi bem administrado pela equipe brasileira, que teve a pivô Vanessa Sassá e a armadora Maria Albiero, ambas com 12 pontos, como cestinhas da partida. A pivô Erika de Souza se destacou com 13 rebotes, além de seis pontos.
— Normal essa ansiedade (da estreia). Tanto eu, que estou aqui (na seleção) há 28 anos e tenho 41, fico nervosa, normal as meninas também sentirem. Eu tentei acalmar elas e no final deu certo.Mas o importante é que nós conseguimos fazer nosso trabalho, o que treinamos com o (João) Camargo e agora amanhã é a Venezuela— comentou a capitã Erika.
Em outro jogo já encerrado, pelo Grupo A, Cuba derrotou a Argentina por 86 a 74, com destaque para os 17 pontos de María Montero. A argentina Camila Suárez fez 23 e foi a principal pontuadora.