Depois de ser derrotada pela italiana Jasmine Paolini na estreia da chave de simples do WTA 1000 de Pequim, Bia Haddad Maia voltou para a quadra na madrugada desta segunda-feira (2), ao lado da russa Veronika Kudermetova, e garantiu vaga nas oitavas de final das duplas. A classificação veio após vitória em duelo complicado com a cazaque Anna Danilina e a russa Alexandra Panova, com parciais de 6/4, 4/6 e 10/7.
Bia está competindo pela primeira vez após ter lesionado as mãos em um acidente doméstico no México, há duas semanas, quando o box do banheiro do hotel em que estava hospedada estourou. Ela tirou os pontos apenas na terça-feira (26) e teve pouco tempo para se preparar, por isso foi muito irregular ao duelar com Paolini, mas melhorou no compromisso como duplista.
A volta por cima nas duplas, contudo, vem acompanhada de uma queda no ranking de simples. A paulistana, que chegou a entrar no top 10 nesta temporada, caiu da 18ª para a 19ª colocação e tem a posição no top 20 sob risco. A ultrapassagem foi feita justamente por sua parceira nas duplas, Veronika Kudermetova, campeã do WTA 500 de Tóquio, do qual a brasileira não pôde participar por causa da lesão.
Bia e Kudermetova começaram o primeiro set desta segunda, contra Danilina e Panova, em desvantagem, mas viraram com uma quebra no quinto game. Depois, evitaram o empate no oitavo game, salvando três break points, e fecharam em 6/4.
Na segunda parcial, o equilíbrio se manteve durante a maior parte do tempo e a primeira quebra só veio no game final, que colocou 6/4 no placar a favor das adversárias e levou a decisão para o terceiro set de ponto a ponto, vencido por 10 a 7 pela brasileira e sua parceira russa. As oitavas serão contra a checa Nadiya Kichenok e a romena Monica Niculescu.
Chave de simples tem estreia de Iga Swiatek
A madrugada do WTA de Pequim também teve a estreia da número 2 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, que bateu a espanhola Sara Sorribes Torno em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3, e irá enfrentar a francesa Varvara Gracheva, que passou pela russa Anastasia Potapova por 6/2, 3/6 e 6/1.
Em outras partidas, a francesa Caroline Garcia desbancou a ucraniana Ketryna Biandl por 6/2 e 6/4, a tunisiana Ons Jabeur superou a americana Ashlyn Krueger por 6/3 e 6/4, e Coco Gauff, também dos EUA, venceu a russa Ekaterina Alexandrova por 7/5 e 6/3.