Ainda sem estar 100%, a tenista brasileira Bia Haddad Maia acabou eliminada logo na estreia no WTA 1000 de Pequim, na China, neste domingo (1). A número 1 do Brasil foi superada pela italiana Jasmine Paolini, atual 37ª do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 4/6.
Bia entrou em quadra mesmo sem estar 100% recuperada das lesões que sofreu nas duas mãos no México, há duas semanas. No hotel oficial do WTA 1000 de Guadalajara, a brasileira foi vítima de um acidente doméstico diante do estouro do box do banheiro. Os estilhaços machucaram as duas mãos da atleta, que sequer estreou no torneio mexicano.
No dia 26, ela havia revelado que ainda não havia retomado os treinos com a mão direita.
— Estou a caminho da China. Pude treinar por três dias, apenas com a mão esquerda e por pouco tempo. Tirei hoje, na terça-feira de manhã, os pontos da mão esquerda. Ainda sinto um pouco de incômodo e de dor — afirmara a tenista, na ocasião.
Neste domingo, a atual número 18 do mundo fez um jogo irregular com Paolini, com direito a sete quebras de serviços nos sete primeiros games da partida. A brasileira foi mais segura e venceu por 6/3.
No segundo set, Bia chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas se acomodou na vantagem e acabou deixando a adversário crescer na partida e confirmar a vitória por 6/4. No derradeiro set, Paolini abriu 4 a 0 e apenas administrou o restante da partida para sair de quadra classificada.
A italiana que é a número 37 da classificação da WTA enfrentará na segunda rodada a chinesa Yuan Yue, que passou pela experiente belga Elise Mertens por 3/6, 6/1 e 6/4.
Sabalenka começa com fácil vitória
Em outros resultados da chave feminina, a número 1 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka estreou com vitória ao superar a americana Sofia Kenin por 6/1 e 6/2. Sua próxima adversária será a britânica Katie Boulter, que venceu um duelo de tenistas vindas do qualifying contra a polonesa Magdalena Frech e fez 2 a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/2.
Entre as cabeças de chave, a tcheca Petra Kvitova (12ª) bateu a chinesa Wang Xuyu, de virada, parciais de 6/7 (6), 7/5 e 6/3 e a letã Jelena Ostapenko (13ª) passou pela alemã Eva Lys por 2 a 1 (2/6, 6/3 e 6/2).
Outras duas favoritas se despediram do torneio. A tcheca Marketa Vondrousova (8ª) caiu para a ucraniana Anhelina Kalinina por 1/6, 6/4 e 6/1, enquanto sua compatriota Barbora Krejcikova (10ª) foi eliminada pela russa Mirra Andreeva por duplo 6/2.