O Ajax, tetracampeão da Liga dos Campeões da Europa e duas vezes do Mundial de Clubes — uma delas contra o Grêmio, em 1995 — atingiu uma marca histórica nesse domingo (22). Pela primeira vez desde a profissionalização, em 1956, o clube ficou oito jogos consecutivos sem vencer. A equipe é penúltima colocada no campeonato holandês, na 17ª posição.
Até agora, foram sete jogos disputados, com uma vitória, quatro derrotas e dois empates. O último triunfo da equipe foi em 24 de agosto, contra o Ludogorets, pela Liga Europa. Confira a lista de jogos desde então:
- 31 de agosto - Ajax 0 x 1 Ludogorets - Liga Europa
- 3 de setembro - Fortuna Sittard 0 x 0 Ajax - Campeonato Holandês
- 17 de setembro - Twente 3 x 1 Ajax - Campeonato Holandês
- 21 de setembro - Ajax 3 x 3 Olympique - Liga Europa
- 27 de setembro - Ajax 0 x 4 Feyenoord - Campeonato Holandês
- 5 de outubro - AEK Atenas 1 x 1 Ajax - Liga Europa
- 8 de outubro - Ajax 1 x 2 AZ Alkmaar - Campeonato Holandês
- 22 de outubro - Utrecht 4 x 3 Ajax - Campeonato Holandês
É uma marca negativa sem precedentes do clube que é considerado o maior da Holanda, sendo recordista de títulos nacionais — 36 vezes —, seguido pelo PSV Eindhoven, com 24, e Feyenoord, com 16 taças. Os dois rivais são os representantes da Holanda na fase de grupos desta temporada da Champions League.
No domingo (22), o Ajax perdeu por 4 a 3 para o Utrecht, que estava na penúltima colocação até então. Como consequência do resultado e da campanha, a equipe comunicou nesta segunda-feira (23) a demissão do técnico Maurice Steijn.
A imprensa holandesa especula que o ex-atacante John van’t Schip, ex-treinador da seleção da Grécia e com passagens no próprio Ajax, possa assumir até o fim da temporada.
A próxima partida pelo Campeonato Holandês será no domingo (29) contra o líder PSV, fora de casa. Antes disso, enfrentará nesta quinta-feira (26) o Brighton, na Inglaterra, pela Europa League.