Principal competição do futebol europeu, a Champions League teve início na temporada 1955/1956, quando era conhecida como Taça dos Campeões da Europa. Anos depois, a partir de 1992, foi atualizada para o nome atual, mudou regulamento e consagrou clubes e atletas.
O Real Madrid foi o primeiro a vencer o torneio e é o maior campeão, com 14 títulos. Metade dessas conquistas aconteceu no século 20, já colocando os espanhóis como referência no continente.
Milan, Liverpool e Bayern de Munique são outros gigantes que venceram no passado e mantiveram a grandeza no século 21. Já Manchester City e Chelsea são novos grandes no continente.
Fora deste prestigiado grupo, há outras equipes que conseguiram o tão sonhado título, mas hoje não chegam perto do nível de grandeza já visto.
É verdade que na antiga Taça dos Campeões havia menos clubes disputando o título — somente os vencedores nacionais se classificavam para o torneio. Nottingham Forest (Inglaterra), Aston Villa (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha) e Steaua București (Romênia) estão nesta lista de antigos vencedores. Além desses "esquecidos", há outros que não levam a taça para casa há bastante tempo, mas disputam a Champions League frequentemente, inclusive nesta temporada 2023/2024.
Vencedores ontem, coadjuvantes hoje
1 - Benfica
Apesar de seguir sendo um dos grandes do futebol de Portugal, o Benfica não tem a mesma relevância no continente. Os portugueses venceram a competição europeia nas temporadas 1960/1961 e 1961/1962, tendo Eusébio como grande craque.
Frequentemente, o Benfica participa da Champions League, mas dificilmente consegue chegar nas fases finais. Na edição passada, os portugueses foram até as quartas de final, sendo eliminados para a Inter de Milão, que está no mesmo grupo na disputa atual.
Nesta temporada, o Benfica começou mal o torneio, com duas derrotas (2 a 0 em casa para o Salzburg e 1 a 0 na Itália contra a Inter), e tem situação delicada para passar da fase de grupos, que ainda conta com o Real Sociedad na disputa.
2 - Celtic
Um clube que conseguiu montar praticamente todo seu elenco com jogadores da base. O Celtic, da Escócia, fez isso na década de 1960 e foi um time vencedor no seu país e na Europa.
Na temporada 1966/1967, a equipe venceu todos os títulos disponíveis no futebol escocês, com um futebol vistoso e ofensivo para a época. Para fechar com chave de ouro, o Celtic faturou a Taça dos Campeões contra a Inter de Milão e entrou para a história.
Atualmente, a equipe escocesa ainda tem relevância no seu país, mas na Champions League a situação é diferente. O fato de chegar à fase de grupos já é uma conquista para o clube. Neste ano, o Celtic está no Grupo E, ao lado de Atlético de Madrid, Lazio e Feyenoord, com duas derrotas até o momento.
3 - Feyenoord
O primeiro campeão europeu vindo da Holanda teve destaque na temporada 1969/1970. O mais interessante do Feyenoord é que o time já mostrava um estilo de jogo parecido com a seleção holandesa de 1974 que encantou o mundo com o futebol total.
Na decisão da Taça dos Campeões daquela temporada, os holandeses venceram o Celtic por 2 a 1, consolidando o trabalho do treinador Ernst Happel, que venceu anos depois mais um título pelo Hamburgo, da Alemanha. Foi o primeiro técnico a ganhar o torneio europeu por duas equipes diferentes.
O Feyenoord voltou a disputar a fase de grupos da Champions League após cinco anos fora. O clube venceu o Campeonato Holandês e foi para o mesmo grupo do Celtic, buscando sonhar grande novamente. Até o momento apenas uma vitória, justamente contra os escoceses.
4 - Estrela Vermelha
Apenas um clube do leste europeu havia vencido a competição até 1990/1991. O Steaua Bucaresti, da Romênia, foi o primeiro quatro temporadas antes. Até então, a vitória dos romenos contra o Barcelona parecia ser a única zebra que aconteceria, até aparecer a forte equipe do Estrela Vermelha.
Na época um clube da extinta Iugoslávia, a equipe passou por cima de gigantes da Europa no início da década de 1990 e venceu a Taça dos Campeões contra o Olympique de Marselha, da França, nos pênaltis.
Depois disso, o forte time acabou junto com a Iugoslávia. O clube da Sérvia se manteve, mas nunca mais conseguiu brilhar. Frequentemente, participa da fase de grupos da Champions League, mas com chances mínimas de classificação.
Na edição atual, o Estrela Vermelha está na chave com o atual campeão Manchester City, o RB Leipzig e o Young Boys. Os sérvios têm um empate e uma derrota até o momento na competição.
5 - PSV Eindhoven
A terceira equipe holandesa a vencer o título europeu — após Feyenoord e Ajax — foi o PSV Eindhoven. Na temporada 1987/1988, um time pragmático, e diferente do futebol total apresentado pela Holanda nos últimos anos, dominava o país e almejava a Europa.
O PSV focava seu estilo de jogo no resultado acima de tudo, tendo boas peças como o zagueiro Ronald Koeman. Os holandeses conseguiram ter bom desempenho na Taça dos Campeões e decidiram o título contra o Benfica nos pênaltis. A vitória veio e a consagração de um trabalho, inicialmente questionado, de Guus Hiddink.
Após o título, o PSV parou nas quartas de final nas temporadas seguintes e perdeu qualidade na equipe. Os holandeses voltaram a brigar no início do século 21, chegando até a semifinal da temporada 2004/2005. No entanto, foi apenas um pequeno momento de esperança para os torcedores.
A temporada atual colocou o PSV de volta à fase de grupos da Champions League. Até o momento, a equipe holandesa tem um empate contra o Sevilla, uma derrota para o Arsenal e dois confrontos pela frente contra o Lens.