Antes da derrota para a Turquia por 3 sets a 0 pelo Pré-Olímpico, as jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei fizeram uma homenagem para Walewska, ex-jogadora e campeã olímpica, que morreu na última quinta-feira (21) em São Paulo. A polícia diz que ela caiu do 17º andar e investiga as circunstâncias.
O time brasileiro teve toda sua preparação para o confronto com as atuais campeões europeias e da Liga das Nações interrompida pela notícia da morte da campeã olímpica em Pequim 2008.
As atletas ainda estavam no hotel quando foram comunicadas do ocorrido. O fato abalou a todas, até pelo fato de que Walewska atuou até maio do ano passado e foi companheira de clube e até mesmo de seleção, da maioria das atletas e da própria comissão técnica. Dias antes do embarque do grupo para o Japão, a eterna camisa 1 visitou o Centro de Treinamentos de Barueri, a pedido de Zé Roberto, para conversar com as jogadoras.
Pelo protocolo oficial da Federação Internacional de Voleibol (FVB) 30 segundos de silêncio foram respeitados em homenagem à memória de Walewska e era perceptível a emoção nos olhos de todos os integrantes da seleção brasileira dentro e fora de quadra.
— A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei. Estivemos com ela há pouco tempo em Barueri e, mais uma vez, ela deixou uma mensagem de incentivo muito forte. Queremos continuar esse legado que ela deixou para nós — disse Gabi, capitã da seleção brasileira.
Campeã olímpica e vitoriosa por onde passou
A central fez parte da geração de ouro do vôlei feminino. Ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, além do bronze em Sidney em 2000. Além disso, ela se destacou por diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.
Sua despedida das quadras foi no Sul-Americano de vôlei 2022 contra o Regatas Lima, do Peru, pela fase de grupos. Após a aposentadoria, o clube de Uberlândia deixou de usar a camisa 1, que a Walewska vestia.