O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, mostrou-se emocionado ao falar sobre a morte da ex-jogadora de vôlei Walewska, na noite desta quinta-feira (21), em São Paulo, depois da partida contra o Grêmio. O treinador havia recebido a ex-atleta no CT do clube paulista no começo desta semana e lembrou da conversa que teve com ela. O português fez uma reflexão e disse que situações como essas lhe fazem questionar sobre os momentos nos quais fica irritado ou triste por derrotas esportivas.
— Fiquei incrédulo. Quando você recebe essa notícia, se questiona se vale a pena todo sacrifício, dedicação e estar longe da sua família. É duro. Tive a oportunidade de conversar com ela, foi espetacular. Foi um momento no qual trocamos ideias, falamos sobre a experiência dela na Espanha, como era o vôlei lá. Perguntei como foi a transição de passar a ser ex-jogadora. Ela queria, através de um podcast que tinha, passar essa mensagem, que o jogador tem de se preparar para essa transição. Isso tem a ver com a parte mental. Há muitas coisas que ganhamos, muito dinheiro, alguns, 3% de um universo muito grande. Muitos não ganham isso e têm de se preparar para depois, parte financeira. Foi uma hora extraordinária, de aprendizagem — recordou.
Walewska esteve no na Academia de Futebol, o centro de treinamento do Palmeiras na capital paulista, na última terça-feira (19), e foi recebido por Abel Ferreira e outros profissionais do clube. O clube registrou a visita em suas redes sociais.
Abel Ferreira seguiu mostrando emoção ao falar sobre a morte da ex-jogadora. Ainda na noite de quinta-feira, o português trocou sua foto no perfil do Instagram por uma imagem preta, de luto.
— Acho mesmo que não vale a pena me chatear com futebol, vários treinadores já me disseram isso. Tive uma conversa com o Carlo Ancelotti (técnico do Real Madrid) e adorei o que ele me disse. Tenho conversas com treinadores que me dizem que tens que aprender a desfrutar o futebol, não tens que levar tão a sério, só dar o teu melhor. E às vezes nós, eu pessoalmente, me chateio com isto ou aquilo, quando as pessoas não querem mudar, não vale a pena. Nós devemos ser gratos, e eu sou muito grato pela vida que tenho, acho que sou mesmo um abençoado por Deus e tudo. Quando chega ao final de um jogo desse (derrota para o Grêmio), voce sai triste, irritado e recebe uma notícia dessas. Aí você pensa realmente qual é o verdadeiro significado da vida. O que estou fazendo aqui? Qual é a minha missão enquanto homem? Qual é a minha missão enquanto treinador? — refletiu.
A causa da morte de Walewska é investigada pela polícia paulista. Segundo boletim de ocorrência, ela caiu do 17º andar do prédio no bairro dos Jardins, zona oeste da cidade de São Paulo.