A primeira rodada da fase de grupos da Champions League teve oito jogos nesta terça-feira (19), com Manchester City, Barcelona e PSG confirmando favoritismo.
Atual campeão, o City venceu em casa o Estrela Vermelha, da Sérvia, de virada, por 3 a 1. Haaland não fez gol, mas viu seus companheiros Álvarez (duas vezes) e Rodri darem a vitória para o time inglês.
Outro sempre favorito ao título, o Barcelona fez sua estreia no Camp Nou e atropelou o Royal Antwerp, da Bélgica, com uma goleada por 5 a 0. O time catalão começou o jogo avassalador fazendo 3 a 0 ainda com 22 minutos da etapa inicial. João Félix marcou o primeiro gol, aos 11, Lewandowski fez o segundo aos 19, e Bataille o terceiro, aos 22 minutos. Na etapa final. Gavi e João Félix completaram o placar.
Dos gigantes, quem não teve a melhor sorte foi o Milan. Campeão sete vezes da competição continental, o clube de Milão estreou com um empate sem gols em casa contra o Newcastle, pelo Grupo A. Embora a maior posse de bola e as 25 finalizações, o Milan decepcionou mais uma vez sua torcida depois da goleada sofrida no fim de semana por 5 a 1 para a rival Inter de Milão, pelo Campeonato Italiano.
Milan e Newclastle estão no grupo considerado o mais difícil desta fase, que conta ainda com PSG e o Borussia Dormund. Em casa, os franceses jogaram bem melhor e venceram por 2 a 0, com gols de Mbappé e Hakimi, ambos no segundo tempo.
Goleiro da Lazio faz gol no final da partida contra o Atlético de Madrid
A Lazio teve dificuldades em casa contra o Atlético de Madrid e precisou da ajuda do seu goleiro, Ivan Provedel, para conseguir um empate no final do jogo, válido pelo Grupo E da competição. Diferentemente do que ocorre normalmente, não foi com uma defesa difícil, mas com um gol.
O adversário, treinado por Diego Simeone e com Griezmann em campo, controlou a partida no primeiro tempo e saiu na frente com Pablo Barrios, aos 29 minutos. A Lazio, do técnico Maurizio Sarri, buscou o empate só obtido aos 95 minutos de jogo, em uma cabeceada de Ivan Provedel após cruzamento do espanhol Luis Alberto. Apesar de não ter vencido a partida, a torcida da Lazio festejou muito o gol marcado nos acréscimos.
Foi apenas o segundo gol de cabeça de um goleiro na história da competição – o primeiro foi do turco Sinan Bolat, do Stantard Liege, em 2009.
Ivan Provedel, 29 anos, tem 1m92cm e começou na base da Udinese. A facilidade para cabecear entre os defensores adversários não é por acaso. Ele atuou como centroavante até os 15 anos. O gol contra o Atlético de Madrid, aliás, não foi o seu primeiro como profissional. Em 2020, marcou no empate em 2 a 2 quando defendia a Juve Stabia contra o Ascoli, pela Série B da Itália. A forma foi bem parecida: aos 49 do segundo tempo, recebeu cruzamento da esquerda no segundo pau e testou para as redes.
Seu começo como goleiro foi na Udinese. Em 2013, foi promovido ao profissional no Chievo. Depois, acabou emprestado para outros clubes da Itália, até chegar à Lazio em 2022 e, um ano depois, ao primeiro gol em Liga dos Campeões.
Resultados dos jogos de terça-feira (19)
- Milan 0 x 0 Newcastle
- Young Boys 1 x 3 RB Leipzig
- PSG 2 x o Borussia Dortmund
- Shakhtar Donetsk 1 x 3 Porto
- Manchester City 3 x 1 Estrela Vermelha
- Lazio 1 x 1 Atlético de Madrid
- Barcelona 5 x 0 Real Antwerp
- Feyenoord 2 x 0 Celtic
Jogos de quarta-feira
- Real Madrid x Union Berlin - 13h45min (TNT e HBO Max)
- Galatasaray x Copenhague - 13h45min (HBO Max)
- Bayern de Munique x Manchester United - 16h (TNT e HBO Max)
- Benfica x RB Salzburg - 16h (HBO Max)
- Braga x Napoli - 16h (HBO Max)
- Arsenal x PSV - 16h (HBO Max)
- Sevilla x Lens - 16h (HBO Max)
- Real Sociedad x Inter de Milão - 16h (HBO Max)
Grupos desta edição da Champions League
GRUPO A - Bayern de Munique, Copenhague, Galatasaray e Manchester United.
GRUPO B - Arsenal, Lens, PSV e Sevilla.
GRUPO C - Braga, Napoli, Real Madrid e Union Berlin.
GRUPO D - Benfica, Inter de Milão, RB Salzburg e Real Sociedad.
GRUPO E - Atlético de Madrid, Celtic, Feyenoord e Lazio.
GRUPO F - Borussia Dortmund, Milan, Newcastle e Paris Saint-Germain.
GRUPO G - Estrela Vermelha, Manchester City, RB Leipzig e Young Boys.
GRUPO H - Barcelona, Porto, Royal Antwerp e Shakhtar Donetsk.