Pela primeira vez desde 2004, a Champions League não terá Messi ou Cristiano Ronaldo disputando a principal competição de clubes do planeta. Além disso, outros craques como Neymar e Benzema também não vão atuar, visto que ambos foram para o futebol saudita, seguindo os passos do português. Enquanto o argentino se transferiu para o Inter Miami, dos Estados Unidos.
Apesar disso, a Champions League continuará competitiva e atrativa. Além das jovens promessas que vão ganhar mais espaço, uma geração renovada de craques já vem se tornando protagonista nas equipes que disputam o título.
O principal torneio europeu de clubes vai começar na terça-feira (19) e os grupos já foram sorteados durante o mês de agosto.
O trio Haaland, Vinicius Junior e Mbappé
É consenso que Erling Haaland, Vinicius Junior e Kylian Mbappé são três jogadores com merecido destaque na Europa. O norueguês é atual campeão da Champions League com o Manchester City; o brasileiro venceu a edição anterior com o Real Madrid; e o francês, apesar de não ter vencido o torneio, traz em seu currículo o título de Copa do Mundo com a França, em 2018.
Além dos três já citados, outros cinco jogadores vão brigar pelo título da competição e pelo prêmio de melhor do torneio.
Outros craques em alta na Europa
1 - Harry Kane - Bayern de Munique
O atacante inglês deixou o Tottenham rumo ao Bayern de Munique, como uma das principais contratações do mercado de transferências. Em busca do primeiro título na carreira, Kane quer ajudar com seu faro de gol e técnica para servir os novos companheiros. Com a chegada do inglês, o Bayern volta a ter um centroavante de alto nível desde a saída de Lewandowski.
2 - Robert Lewandowski - Barcelona
O polonês vai para sua segunda temporada pelo clube catalão. No ano passado, com um time em reestruturação, ele ajudou o Barça a conquistar o título espanhol. No entanto, a meta a partir desta temporada é colocar o clube de volta ao topo do futebol europeu. Lewandowski já venceu duas vezes o prêmio de melhor jogador do mundo, portanto tem totais condições de colocar o Barcelona entre as melhores equipes da Champions League.
3 - Kevin De Bruyne - Manchester City
Atual campeão da competição, o meio-campista belga tem talento suficiente para guiar o Manchester City ao bicampeonato. Dono do meio de campo da equipe inglesa, De Bruyne é capaz de mudar a partida com um passe, ainda mais tendo Haaland e outros companheiros qualificados.
4 - Rafael Leão - Milan
O atacante português foi um dos destaques da última edição da Champions League com o Milan. Esperava-se que ele fosse para uma equipe com mais chances de brigar pelo título, mas Leão renovou o contrato e tem como objetivo ajudar o clube italiano a conquistar seu oitavo título. Muito veloz e habilidoso, o Rafael Leão está aprimorando a finalização para se tornar de vez um dos principais jogadores da Europa.
5 - Khvicha Kvaratskhelia - Napoli
O craque da Geórgia e do Napoli tem um nome complicado, mas joga futebol de maneira fácil. Aos 22 anos, o atacante ganhou destaque na última temporada e deve ajudar ainda mais a equipe italiana a chegar nas fases finais da Champions League. Kvaratskhelia é habilidoso e comparado pelos torcedores do Napoli com Diego Maradona — ídolo do Napoli na década de 1980 —, sendo apelidado de "Kvaradona".