A Champions League viu nascer grandes craques do futebol mundial. Messi, Cristiano Ronaldo, Thierry Henry, Zidane, Van Basten, entre outros tantos nomes, fizeram história na principal competição de clubes da Europa.
Nos últimos anos, os fãs do futebol europeu se acostumaram a ver em campo ídolos como Messi, CR7, Neymar e Benzema, porém nenhum deles disputará o torneio nesta temporada.
Claro que craques não faltam para acompanhar. Kylian Mbappé e Erling Haaland são bons exemplos, e, além deles, a Champions League 2023/2024 terá jovens jogadores com potencial de se tornarem estrelas num futuro próximo.
O "novo Messi", no Barcelona, e o "novo Haaland", só que no Manchester United, são alguns dos talentos que estarão em campo a partir do dia 19 de setembro, quando começa a fase de grupos da Liga dos Campeões.
As novas feras da Champions League
1- Lamine Yamal - Barcelona
Considerada a grande promessa do clube catalão desde o surgimento de Messi, o jogador de 16 anos já vem se destacando na equipe principal do Barcelona e na seleção espanhola.
Ele foi o mais jovem a entrar e marcar gol em um jogo oficial da Espanha, além de ter sido o mais novo a jogar no Campeonato Espanhol pelo Barça, fazendo sua estreia com 15 anos, nove meses e 16 dias de vida em junho deste ano.
Yamal é um atacante canhoto, veloz e com boa visão de jogo. Esses três atributos lembram o argentino ídolo do Barcelona. Fora isso, o espanhol — descendente de famílias marroquina e guineense — tem boa estatura e se mostrou oportunista nas chances que teve pelas equipes principais.
2 - Rasmus Højlund - Manchester United
O dinamarquês de 20 anos foi contratado pelo Manchester United, que pagou 72 milhões de libras à Atalanta, da Itália. A semelhança física com o norueguês Haaland, do Manchester City, gera comparações entre os dois. No entanto, o "original" tem números superiores.
Højlund teve uma boa temporada 2022/2023 pelo clube italiano, com 16 gols em 42 partidas disputadas. Ele chega ao United para resolver a carência no ataque, que não conta com um centroavante nato desde a saída de Cristiano Ronaldo.
3 - Warren Zaire-Emery - PSG
A joia francesa de 17 anos deve ganhar mais espaço no Paris Saint-Germain nesta temporada. Com as saídas de Messi e Neymar, o meio campista, que já vinha ganhando espaço em 2022, pode se tornar um elemento importante no PSG ao lado de Mbappé.
Zaire-Emery é um meia criativo, com passe eficaz e que sabe recompor defensivamente. Somado a isso, ele chega bem ao ataque para criar oportunidades de gol para si ou para os companheiros.
4 - Mathys Tel - Bayern de Munique
Mais um francês com potencial de estar entre os principais jogadores do mundo. Com 18 anos, Tel é atacante e é reserva imediato de Harry Kane no Bayern de Munique. No entanto, o jovem está aproveitando as chances que recebe durante as partidas que sai do banco. Em três jogos no Campeonato Alemão, o francês fez dois gols.
Caso siga evoluindo, o técnico Tomas Tuchel poderá buscar uma alternativa para Tel e Kane jogarem juntos em determinados momentos da temporada.
5 - João Neves - Benfica
O português de 18 anos faz parte da geração de volantes modernos. Neves vem se mostrando um marcador intenso e inteligente, além de se destacar com uma saída de bola técnica e objetiva. Pelos desempenhos recentes, o tempo dele no futebol de Portugal não deve ser longo.
Boas atuações na Champions League podem despertar o interesse dos gigantes europeus, que cada vez mais buscam meias com esse estilo de jogo.
6 - Luka Romero - Milan
Filho de argentinos, nascido no México e com moradia na Espanha desde muito novo, Romero defende a seleção da Argentina e foi uma das principais contratações do Milan para a temporada. Revelado pelo Mallorca, da Espanha, Romero detém o recorde de mais novo a atuar pela liga espanhola — 15 anos e oito meses.
Hoje com 18 anos, o meio-campista se destacou na Lazio nas duas últimas temporadas, fez um bom mundial Sub-20 pela Argentina e se inspira no estilo de jogo de dois brasileiros: Ronaldinho Gaúcho e Kaká.
7 - Youssoufa Moukoko - Borussia Dortmund
Nascido em Camarões, mas com nacionalidade alemã, Moukoko é mais uma revelação do Borussia Dortmund. O atacante de 18 anos se destaca pela velocidade, podendo atuar pelas pontas e mais centralizado.
Na última temporada, ele marcou sete gols em 35 partidas, além de seis assistências. Em 2023, Moukoko segue saindo do banco no segundo tempo, mostrando cada vez mais a capacidade de mudar a partida quando entra em campo.