Uma das grandes promessas do skate brasileiro, Gui Khury venceu neste domingo (6) a etapa de abertura do Vert Battle 2023, o Circuito Brasileiro de Skate Vertical, realizada na recém-inaugurada pista de Half Pipe do Centro Esportivo Tietê, na zona norte de São Paulo.
Aos 14 anos, o skatista paranaense, que há duas semanas foi medalhista de ouro nos X-Games, na Califórnia (EUA), fez uma apresentação impressionante e com uma manobra 720 graus e alguns flips, encaixou um 900 graus (dois giros e meio no ar) e garantiu a nota 96,93 e o título.
— Estou feliz demais. Foi uma etapa muito style e de alto nível, numa nova pista que todos terão a oportunidade de usar daqui pra frente, por ser pública, o que só valoriza e engrandece ainda mais o skate. Com certeza, novos nomes surgirão aqui e brilharão no Vertical. Queria aproveitar para agradecer aos meus patrocinadores e treinadores por essa conquista — comentou Gui, que é o atual campeão do circuito.
Mas apesar de todo o sucesso, o caminho de Gui Khury para disputar os Jogos Olímpicos de 2024 é mais complicado. Em Paris, a modalidade novamente não terá disputas no vertical, especialidade de Gui. Para ir aos Jogos, ele terá de obter o índice no park. O skate vertical é praticado em uma pista em forma de 'U', chamado half pipe, com laterais maiores do que as outras paredes. Esse tipo de pista permite voos altos, em que o skatista consegue fazer manobras em rotação, flips e aéreos.
Rony Gomes, campeão mundial de vertical em 2013 e idealizador do Vert Battle desde 2016, ficou com o segundo lugar com a nota 93,00. Ítalo Penarrubia recebeu 87,33 e completou o pódio. Bicampeão mundial, o francês Edouard Damestoy terminou em sétimo lugar.
Na categoria feminina Open, quem levou a melhor foi a paulista Lua Vicente. Já na categoria amador masculino, o campeão da primeira etapa foi o paulista Pietro Nunes.