O Brasil continua fazendo bonito no judô. Depois de ganhar cinco medalhas no Grand Prix de Zagreb, no fim de semana, com a equipe adulta, o país voltou ao pódio nesta quarta-feira (23), no Campeonato Mundial sub-18. A jovem Clarice Ribeiro, da categoria até 44kg, superou a mongol Otgonjargal Togtbaatar na decisão e garantiu o ouro — o quinto do Brasil na história da competição.
Estreante em mundiais, Clarice superou a atleta da Mongólia na decisão com um belo ippon quando restavam 2m5seg para o fim do combate. Ainda tímida, comemorou com discrição, apenas com o punho da mão direita cerrado.
Antes da decisão, Clarice havia superado outras quatro rivais. Na semifinal contra a indiana Oliviya Huidrom, teve de buscar forças para virar uma luta que perdia por waza-ari. Acertou a pegada e projetou a oponente ao chão, virando com ippon.
A judoca do Minas Tênis Clube ainda havia superado a espanhola Marta Beorlegui, também por ippon, a cazaque Gulkhan Shyngghyskhan e a húngara Viktoria Kiss, ambas com waza-ari. Na mesma categoria, Sarah Mendes (Sogipa) caiu na segunda luta diante da colombiana Manuela Crespo e não chegou nem perto da disputa das medalhas. Na estreia, ela derrotou a sérvia Natalija Prolic.
No masculino, o resultado foi de Victor Hugo Silva, que fechou o dia na sétima colocação na categoria até 50kg. Depois de ganhar de Aljasser Mohamed, de Djubuti, e de Uulu Ibrokhimzhon, do Quirguistão, o judoca do Umbra/Vasco da Gama caiu nas quartas de final para o azeri Mahammad Mamishov e na repescagem pelo bronze, vencia o italiano Francesco Crocciani por duas punições, mas acabou se descuidando e levando o ippon.
O outro brasileiro dos 50kg, Lucas Yamamoto (Omega Academia-SP) foi eliminado na estreia contra o árabe Saud Alfaifi.
Renzo Machado (Instituto Reação-RJ) parou na segunda rodada dos 55kg. Ele estreou vencendo o croata Filip Knez, antes de perder para o sul-coreano Changhak Lee. Já Samuel Silva (Academia Corpo e Arte-DF) não passou da primeira luta, contra Shahruz Shanazarov, do Turcomenistão.
A edição deste ano do Mundial sub-18 conta com a participação de 576 atletas de 64 países. A delegação do Brasil tem 19 judocas.