A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Peru por 3 a 0 (25/14, 25/18 e 25/9), em jogo que teve 62 minutos de duração, e conquistou o título do Campeonato Sul-Americano pela 23ª vez. A taça veio nesta terça-feira (22), com uma rodada de antecedência. O domínio do Brasil na competição completou 30 anos, já que a última vez que a seleção não venceu o torneio foi em 1993, quando o Peru ficou com o troféu.
Como nas rodadas anteriores, quando o time dirigido por José Roberto Guimarães bateu Chile e Argentina, ambos por 3 a 0, o ginásio Geraldão, em Recife, estava completamente lotado. A festa nas arquibancadas foi crescendo a cada momento da partida e foi consolidada com um ataque de Pri Daroit, que não encontrou defesa e definiu o resultado.
No jogo do título, José Roberto Guimarães repetiu a mesma escalação dos duelos anteriores, com a levantadora Roberta, as ponteiras Gabi e Júlia Bergmann, a oposto Kisy e as centrais Carol e Thaisa, além da líbero Nyeme. No decorrer da partida, entraram Tainara, Macris, Rosamaria, Maiara Basso, Pri Daroit, Diana e Natinha.
Após o título Sul-Americano, a seleção mira a disputa do Torneio Pré-Olímpico, que será realizado em Tóquio, de 16 a 24 de setembro, e classificará os dois primeiros colocados para os Jogos de Paris em 2024. O Brasil lutará pela classificação com Japão, Argentina, Porto Rico, Peru, Turquia, Bélgica e Bulgária.
No outro jogo da rodada, a Argentina encerrou sua participação derrotando a Colômbia por 3 a 0 (25/20, 29/27 e 26/24) e chegou à terceira vitória. As colombianas perderam a primeira em três partidas. Na quarta-feira, será disputada a última rodada, o Peru enfrentará o Chile e o Brasil fará a festa do título contra a Colômbia, às 20h30min (de Brasília).