A brasileira Ingrid Gamarra Martins fez história neste domingo (2) ao conquistar o seu primeiro título de WTA na carreira no torneio 250 de Bad Homburg, na Alemanha. Ao lado da bielorrussa Lidziya Marozava, venceu a dupla formada pela japonesa Eri Hozumi e pela romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, com direito a 'pneu' por 6/0 e 7/6 (3), em jogo que iniciou no sábado, foi suspenso pela chuva e terminou apenas na manhã deste domingo.
Esta é a principal conquista da carreira da carioca de 26 anos, que em maio, também em parceria com Marozava, ficou com o vice do WTA 250 de Rabat, no Marrocos, o que até então era o principal resultado de sua carreira.
Com a vitória neste domingo, Ingrid irá ganhar 15 posições no ranking da WTA e aparecer no 58º lugar. Já Marozava, que conquistou o seu quinto título da carreira, é a 59ª colocada.
A partida foi interrompida no sábado por causa da chuva, no momento em que Ingrid Martins e Lidziya Marozava venciam por 3/0 e tinha um break-point para ampliar a vantagem.
No domingo, elas mantiveram o ritmo e fecharam o primeiro set por 6/0 sem muita dificuldade. O jogo, no entanto, mudou no segundo set. Sem nenhuma quebra, a partida foi decidida apenas no tie-briek, com a brasileira levando a melhor por 7-3.
— Muito feliz com essa conquista e principalmente a forma que atuamos a cada jogo, evoluímos nosso jogo na grama que não é uma superfície que estamos acostumadas. Contente com o troféu da forma que foi, ontem choveu muito, não conseguimos terminar, passou para hoje de manhã. Trocamos voo, lidamos com muitas adversidades, mas superamos e saímos com essa conquista. Agradecer ao time da Rio Tennis Academy que estão comigo sempre nesse tempo todo viajando fora do Brasil e a todos que me apoiam, CBT, Engie, BRB. Tenho certeza que é só o começo e tem mais pela frente. Vamos seguir trabalhando duro — disse Ingrid, que antes somava um título de Challenger e 10 ITF, em torneio de duplas.
Ingrid Martins viaja ainda neste domingo para Londres, onde será disputado o torneio de Wimbledon. No momento, ela ainda não tem vaga na chave de duplas. Porém, ainda poderá participar. A carioca e Marozava estão a três desistências de entrar na competição.