A brasileira Bia Haddad Maia está classificada para a terceira rodada do Torneio de Wimbledon, pela primeira vez na carreira. Nesta quinta-feira (6), a paulista derrotou a romena Jaqueline Cristian, 133ª do ranking, por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 6/4, após 2h29min de partida disputada na quadra 14 do All England Club.
Na próxima rodada, a número 13 do mundo irá encarar outra romena, Sorana Cîrstea, que surpreendeu a letã Jeļena Ostapenko, 17ª da classificação da WTA, e venceu por 2 a 1, parciais de 4/6, 7/6 (6) e 6/4. Experiente, Cîrstea disputa o Grand Slam pela 14ª vez . Esta será a sexta vez que elas irão se enfrentar e no retrospecto, a europeia leva vantagem de 4 a 1.
Bia teve um começo de jogo razoável e quebrou o saque da romena no quinto game. Porém, não conseguiu confirmar a vantagem e cedeu o empate no 3-3, ao ter o serviço quebrado. A partir desse momento seus erros não forçados aumentaram e com um total de 14 contra nove de Cristian, ela acabou perdendo o saque mais uma vez, no décimo game, e o set após 44 minutos.
Na segunda parcial, a brasileira soube aproveitar a instabilidade da adversária, igualando o número de erros (10 a 10) e passando a ter um saque mais consistente, tanto que venceu 85% dos pontos jogados no primeiro serviço contra 65% da romena, que acabou sendo quebrada no terceiro e quinto games. Após 49 minutos, Bia fez 6/2 e empatou o jogo.
O set decisivo foi mais equilibrado e a devolução acabou pesando favoravelmente à brasileira, que venceu 40% dos pontos quando Jaqueline Cristian sacou. Com um break point confirmado no terceiro game, ela segurou a vantagem até o final e fez 6/4, garantindo a classificação inédita para a terceira rodada, superando as campanhas de 2017 e 2019, quando parou na segunda fase.
Esta foi a 10ª virada de Bia Haddad Maia na temporada, o que a torna ao lado da russa Anastasia Potapova a jogadora que mais venceu jogos depois de perder a primeira parcial.