A brasileira Emily Figueiredo foi o grande destaque do primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de levantamento de pesos, em Guayaquil, no Equador. Na noite de quarta-feira (5), ela dominou a competição da categoria 49 kg feminino no adulto e ficou com a medalha de ouro no arranco, no arremesso e no peso total, alcançando a marca de 174 kg, dez a mais do que a vice-campeã, a chilena Katherine Lopez.
— Ganhar um ouro para o Brasil sempre é uma satisfação, representando bem o nosso esporte — comemorou a pesista de 25 anos.
Na prova do arranco, Emily fez sua primeira tentativa com a carga de 73 kg e não obteve sucesso. Na sequência, ela precisou repetir o peso, desta vez superando a barreira sem problemas. Para fechar, a carioca aumentou a pedida para 76 kg e depois 77 kg, novamente tendo sucesso no movimento e garantindo a medalha de ouro na prova. A prata foi para a chilena Katherine Lopez, com 71 kg, enquanto o bronze terminou com a argentina Ludmila Gerzel, com seus 68 kg.
Em sua segunda conquista, no arremesso, Emily Figueiredo iniciou levantando a carga de 93 kg. Na segunda tentativa, subiu a pedida para 96 kg, depois 97 kg. Novamente alcançou sucesso, garantindo uma nova medalha de ouro, o que a credenciou a arriscar ainda mais no terceiro arremesso. Sua primeira chamada foi para 99 kg, subindo à plataforma para levantar 101 kg. Desta vez, ela não conseguiu superar a carga na prova que teve mais uma vez a chilena Katherine Lopez como medalhista de prata (93 kg) e a argentina Ludmila Gerzel, bronze (90kg).
Para fechar a disputa, Emily faturou sua terceira medalha de ouro no peso total, com 174 kg. A chilena Katherine Lopez foi prata, com 164 kg. E a argentina Ludmila Gerzel foi a medalhista de bronze (158 kg).
— Foi uma competição muito boa, novamente sendo campeã, desta vez Sul-americana adulta. Estou muito feliz, apesar de achar que poderia ter ido mais longe— comentou Emily, que também afirmou esperar manter esse ritmo nas próximas competições.
Nesta quinta-feira (6) serão três os brasileiros em ação. Thiago Felix compete pela categoria 61 kg no adulto masculino, Beatriz Kamille na categoria 55kg do sub-17 feminino e Julia Rodrigues na categoria 59kg no sub-20 feminino. As provas iniciam às 14h e contam com transmissão gratuita pelo canal da Confederação Sul-americana de Levantamento de Pesos.