O pivô Lucas Mariano, que jogou a última temporada pelo Sesi/Franca (SP) e está na lista de pré-convocados para a Copa do Mundo de Basquete, foi suspenso provisoriamente por doping. O nome dele foi incluído em uma relação de atletas suspensos divulgada na terça-feira (5) pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
O teste feito no jogador em 7 de janeiro — dia em que ele foi relacionado para partida contra o São Paulo, mas não entrou em quadra — identificou a presença de variações de sibutramina, substância inibidora de apetite. Também foram encontradas furosemida e hidroclorotiazida, que possuem ação diurética.
Lucas Mariano atua em Franca desde 2021 e seu contrato terminou há cinco dias, na sexta-feira passada (30). Na última temporada, foi multicampeão com a equipe do interior paulista, com os títulos do NBB, da Copa Super 8 e da Champions das Américas, torneio no qual foi eleito o melhor jogador.
No dia 21 de junho, o pivô foi um dos 25 nomes listados pelo técnico Gustavo de Conti na pré-convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de Basquete, que será disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, a partir de 25 de agosto. Conti cortará nove nomes da pré-lista e levará 16 jogadores para o Mundial.