A bola sobe na Copa do Mundo de Basquete no Japão, Filipinas e Indonésia somente no dia 25 de agosto. Mas começou para valer nesta quarta-feira (21) para a seleção brasileira masculina com a divulgação da pré-lista de 25 nomes para a disputa. Nove serão cortados antes da apresentação oficial para treinos, dia 27 de julho, em São Paulo.
— É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da seleção. São 25 nomes que têm total condição de representar o Brasil e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições — explicou Gustavo de Conti, técnico da equipe brasileira.
O time brasileiro treinará alguns dias no país, antes de embarcar para a Austrália, onde vai enfrentar a seleção local, o Sudão do Sul e a Venezuela na Boomers x World, entre 14 e 17 de agosto. Por fim, a equipe ainda vai ter pela frente a Sérvia e a Itália pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China, dia 20 e 21.
Após a série de torneios amistosos, o Brasil desembarcará em Jacarta no dia 23 de agosto, onde fará sua estreia no Mundial três dias depois, diante do Irã. A equipe de Gustavinho está no Grupo G, ao lado de Espanha e Costa do Marfim. Duas equipes avançam à segunda fase.
— Procuramos proporcionar à nossa aeleção a melhor preparação possível, com sempre fizemos. Teremos amistosos fortes no exterior e uma preparação de qualidade no Brasil também. Estamos confiantes em fazer uma boa presença na Copa do Mundo com uma direção muito ajustada com o Diego Jeleilate, e a confiança em toda a nossa comissão técnica— enfatizou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.
Confira os 25 convocados:
Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP
Yago Matheus - Ulm-ALE
Caio Pacheco - Capitanes-MEX
Elinho - São Paulo
Alexey Borges - Minas Tênis Clube
Raulzinho - Cleveland Cavaliers-EUA
Georginho de Paula - Sesi/Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP
Gui Deodato - Flamengo
Didi Louzada - Cleveland Chargers-EUA
Reynan - Sesi/Franca
Gui Santos - Santa Cruz Warriors-EUA
Leo Meindl - U-Banca-ROM
Rafael Munford - Pinheiros
Samis Calderón - NBA Academy-MEX
Gabriel Jaú - Flamengo
Renan Lenz - Minas Tênis Clubes
Lucas Dias - Sesi/Franca
Bruno Caboclo - Ulm-ALE
Márcio Santos - Sesi/Franca
Lucas Mariano - Sesi/Franca
Felipe dos Anjos - Andorra-ESP
Rafael Hettsheimeir - Flamengo
Tim Soares - Guaynabo-PUR
Cristiano Felício - Granada-ESP