A paulista Bia Haddad segue colecionando marcas importantes para o tênis brasileiro. Depois de atingir as semifinais em Roland Garros e se tornar a primeira jogadora do Brasil no Top-10 do ranking mundial na Era Aberta do tênis (a partir de 1968), a paulista derrotou neste sábado (8) a romena Sorana Cîrstea por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/2, em 1h29min de partida e garantiu uma vaga nas oitavas de final em Wimbledon, igualando a marca de Maria Esther Bueno, última brasileira a atingir tal fase no Grand Slam britânico em 1976. Antes, porém, Maria Esther foi tricampeã do Grand Slam britânico, em 1959, 1960 e 1964.
Entre homens e mulheres, a última vez que o Brasil esteve nas oitavas de final em um chave de simples em Wimbledon foi em 2002, com o mineiro André Sá, que na oportunidade ainda disputaria as quartas de final contra o local Tim Henman.
O jogo contra Sorana Círstea, atual 37 do ranking mundial, que no retrospecto entre elas tinha quatro vitórias contra apenas uma de Bia Haddad acabou tendo um placar mais confortável do que esperado. Ao contrário das partidas anteriores, quando sempre precisou disputar três sets, a canhota nascida em São Paulo se impôs desde os primeiros pontos.
Mais concentrada e cometendo bem menos erros, Bia abriu o confronto quebrando o serviço de Cîrstea, algo que voltaria a repetir no 3-0. A romena tentou esboçar uma reação ao devolver um break no 1-3, mas a brasileira conquistou nova quebra em 5-2 e logo depois sacou para fechar a parcial em 6/2. No set que durou 52 minutos, a paulista venceu 71% dos pontos jogados com o primeiro saque e cometeu apenas seis erros não forçados contra 16 da adversária.
Cabeça de chave número 13 do torneio, Bia voltou ainda mais confiante para a segunda parcial e repetiu o roteiro de quebras, no primeiro e terceiro games. Desta vez, porém não foi quebrada e rapidamente abriu 4-0 e mesmo que Cîrstea tenha mantido o saque nos dois games seguintes, a brasileira não foi ameaçada em seu serviço e repetiu o 6/2 para confirmar a inédita vaga nas oitavas de final.
Agora, Bia Haddad Maia aguarda sua próxima rival, que sairá do confronto entre a atual campeã, a cazaque Elena Rybakina, e a britânica Katie Boulter, que devem jogar ainda neste sábado.