O Brasil conquistou resultados importantes, nesta sexta-feira (7), no Campeonato Sul-Americano de tênis da categoria 12 anos, em Salinas, no Equador. Com as vitórias sobre os anfitriões, no masculino, por 3 a 0, e sobre a Colômbia, no feminino, por 2 a 1, as equipes brasileiras terminaram a fase de classificação invictas e disputam as finais da competição.
Além de poder jogar as decisões, os resultados também garantiram vagas nos dois naipes ao Brasil para disputar a Copa COSAT, que acontece em novembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Em busca dos títulos do Sul-Americano, neste sábado (8), os meninos e as meninas enfrentam as equipes do Peru, a partir das 10h30 (de Brasília).
Nesta sexta, Nicolas Duarte iniciou o confronto diante de Francisco Escalante e não deu chances para o equatoriano, ao vencer por 6/1 e 6/2. Confirmando a vitória no confronto, Miguel Ferraz superou Claudio Tenicela, por 6/3 e 6/1. Nas duplas, Duarte e Dante Monte garantiram o 3 a 0 e bateram Tenicela e Tiago Lalama, por 7/6 e 6/2.
— A vitória de hoje foi muito importante pela classificação e pela forma como jogamos, principalmente por ter a torcida jogando contra. Os meninos mostraram personalidade e mantiveram o foco. Agora nós vamos com tudo para essa final — comentou o capitão da equipe masculina, Eder Barboza.
No feminino, a disputa foi mais apertada. Flavia Cherobim colocou o Brasil na frente, ao vencer a colombiana Salomé Ramirez, por 6/2 e 6/1. Só que Manuela Banietti acabou cedendo o empate ao perder para Sara Lozano, por duplo 6/3. Nas duplas, Cherobim e Clara Coura precisaram de três sets para vencerem a partida contra Lozano e Laura Villamil. O placar terminou em 6/2, 5/7 e 10-8.