O brasileiro Felipe Meligeni conquistou neste domingo (18) o terceiro título de um Challenger da ATP. Na decisão do torneio de Lyon, na França, disputado em quadras de saibro e com premiação total de € 118 mil (R$ 621,5 mil), ele derrotou o suíço Alexander Ritschard, 195º do ranking mundial, por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 0/6 e 7/6 (7) em 2h28 de confronto.
Cabeça de chave número 8 da competição, o paulista de 25 anos venceu suas cinco partidas em três sets. Com dois títulos de ATP em duplas, ambos em parceria com o gaúcho Rafael Matos, Felipe ainda busca o primeiro troféu no circuito, mas a conquista em Lyon, que iguala as vitórias obtidas nos Challenger de São Paulo em 2020 e Iasi (Romênia) em julho do ano passado, irá lhe garantir a melhor posição no ranking. Atualmente ele é o 156º colocado e deverá ingressar no grupo dos 130 primeiros.
— Foi uma semana muito longa ! Joguei todas as minhas partidas em três sets. O primeiro jogo realmente não foi fácil, ainda mais por ser contra um amigo (Matheus Pucinelli). Nem ontem (semifinal contra o espanhol Alejandro Moro Cañas). Mas fiquei tão feliz com cada vitória, que me mantive motivado e positivo apesar do cansaço. Esta final foi particularmente dura entre o vento, o nível do meu adversário e o calor. Principalmente o vento, todo mundo tossia com a brisa e a sujeira. Trabalhei muito e fui persistente esta semana, acho que realmente mereço este título. Estou muito feliz por ter vencido — disse Meligeni.