A seleção brasileira masculina de vôlei chegou a ensaiar uma virada nesta quinta-feira (22), diante o Japão, único invicto da Liga das Nações, mas acabou perdendo por 3 sets a 2, parciais de 25/23, 25/21, 18/25, 22/15 e 18/16, após 2h11min de partida. O duelo foi disputado na cidade francesa de Orléans, sede do Grupo 4 da segunda semana da competição.
Com a vitória, o Japão chegou a sete jogos de invencibilidade e lidera a Liga das Nações, que reúne as 16 melhores seleções do mundo, que se enfrentam em três semanas, com os oito melhores passando à fase final, que será disputada na Polônia, e o último colocado sendo rebaixado para a Challenger Cup, espécie de segunda divisão do torneio. O campeão fica com o prêmio de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4,7 milhões).
Os japoneses chegaram ao confronto desta quinta-feira com apenas três sets perdidos nos seis jogos anteriores, quando derrotaram Irã, Sérvia, Bulgária, França, Canadá e Cuba, enquanto os brasileiros somavam quatro vitórias e uma derrota para Cuba, na primeira semana. Com o resultado, a equipe do Brasil ficou na quarta posição no torneio, atrás de Japão, Estados Unidos e Eslovênia.
Nos dois sets iniciais, o time do Japão não deu chances para a equipe do Brasil. Os comandados pelo francês Philippe Blain foram perfeitos no saque, nas coberturas de ataque e ainda aproveitaram os erros excessivos no saque brasileiro.
Com a partida praticamente perdida, Renan Dal Zotto mudou radicalmente o time brasileiro. Da equipe titular formada por Bruninho, Lucarelli, Lucão, Alan, Henrique Honorato, Otávio e o líbero Thales, ficaram em quadra apenas Alan e Honorato, ao lado de Fernando Cachopa, Flávio, Adriano, Judson e o líbero Maique. As trocas deram certo e a seleção brasileira venceu os dois sets seguintes e empatou o jogo, forçando o tie-break, quando Lucarelli voltou à quadra.
Enquanto o Brasil mudou para melhorar no jogo, Philippe Blain substituiu seus titulares ao longo da quarta parcial, ao perceber que sua equipe não conseguiria evitar o desempate. A tática deu certo e os japoneses lideraram todo o tie-break, até a vitória ser conquistada no quarto match-point.
Três jogadores japoneses se destacaram na partida. Os ponteiros Ishikawa e Ran Takahashi, com 27 e 21 pontos, respectivamente, e o oposto Miyaura, que marcou 24 vezes. No lado brasileiro, o oposto Alan marcou 20 pontos e o ponta Honorato fez outros 16.