Ao fim de uma rodada marcada por jogos suspensos por conta da chuva, os brasileiros tiveram motivos para celebrar e lamentar neste sábado. Bia Haddad Maia avançou na chave de simples, enquanto Thiago Monteiro foi eliminado do Masters 1000 de Roma, na Itália.
Depois de uma grande vitória na estreia diante do francês Adrian Mannatino, ex-número 22 do mundo, Thiago Monteiro oscilou e perdeu grande chance de vencer o croata Borna Ćorić, semifinalista em Madrid na semana passada. O tenista brasileiro chegou a ter um match point na partida, mas acabou derrotado por 4/6, 7/6 (6) e 7/6 (5), em uma batalha de 3h32min de duração.
— Foi nos detalhes, um ou dois pontos que fizeram diferença. Ele foi muito corajoso nos momentos decisivos, mais firme para definir. Acho que fica a sensação de estar evoluindo e sempre batendo de frente com esses caras que estão com um ótimo ranking. É olhar as coisas positivas para seguir confiante e aplicar nos próximos jogos, sempre com essa atitude e energia para seguir brigando por coisas grandes — analisou o cearense.
Monteiro agora vai se concentrar nos treinos para disputar o ATP 250 de Genebra, na Suíça, a partir do dia 21. Antes, ele pretendia disputar o Challenger de Turim, na Itália, mas acabou desistindo.
Diante de Ćorić, Thiago começou muito bem e conseguiu uma quebra de saque no quarto game, se adiantando em 3-1. O croata devolveu o break no nono (4-5), mas o brasileiro não se abalou e conseguiu mais uma vez derrubar o serviço do rival para marcar 6/4.
Na segunda parcial, o brasileiro abriu marcando 1-0 com o saque e logo depois a partida foi paralisada pela chuva, Na retomada, os dois jogadores mantiverem o serviço até a chegada do tie-break, quando Ćorić conseguiu pontuar no saque de Monteiro em 3-1. Em desvantagem 4-6 e saque do croata, o cearense conseguiu devolver o mini-break e ao confirmar os dois saques seguintes, ele virou para 7-6 e teve um match point, mas Ćorić conseguiu se manter no jogo e vencer por 10-8.
O terceiro set manteve o ritmo do segundo, com os dois jogadores mantendo o saque até um novo tie-break, onde Borna Ćorić se adiantou em 2-0, com um mini-break. Logo depois, Thiago Monteiro devolveu em 2-3, mas o croata fez 4-2 no saque do brasileiro e quando vencia por 5-3 cometou uma dupla falta dando nova oportunidade para o cearense. Porém, no final um 7-5 garantiu a vitória para o eueopeu.