A tenista brasileira Bia Haddad Maia, número 10 do ranking da WTA, venceu neste sábado (13) a polonesa Magda Linette, 19ª, por 7/5 e 6/4 em 2h e 11 minutos de jogo e vai enfrentar a colombiana María Camila Osorio (100ª) nas oitavas de final do Aberto de Roma.
En um primeiro set muito disputado, a paulista conseguiu uma quebra de saque para marcar 2-1 e chegou a sacar para fechar a parcial, mas a polonesa conseguiu o break e empatou em 5-5. Foi quando Bia devolveu a Linette o break point no décimo primeiro game e logo depois manter o serviço e fechar o set.
Muito eficiente no restante da partida, Bia quebrou os dois primeiros saques da polonesa no segundo set e abriu 4-0. Na sequência, Linette devolveu um break no 2-4 e chegou a ter duas novas chances de quebra no oitavo game, quando teve 15-40 a favor. Bia virou e conseguiu a vitória no primeiro match point que teve a seu favor.
— Sempre sonhei em jogar nesta quadra, a Pietrangeli é uma das quadras mais bonitas do mundo. Estou muito contente com a vitória. Foi uma partida disputada em alto nível, com grande pontos. A Linette vem fazendo um ótimo ano, ela é uma jogadora muito boa. Estou orgulhosa de ter vencido em dois sets, sobretudo pela forma como terminei e joguei o último game. Agora é cuidar do corpo e me preparar para a sequência — comentou Bia, ao referir-se à quadra central do WTA 1000 de Roma.
A próxima adversária da brasileira será a colombiana María Camila Osorio, que surpreendeu ao eliminar a francesa Caroline Garcia, quarta do mundo. A jovem tenista de 21 anos, que vinha de disputar o qualifying e eliminar a experiente croata Petra Martić (28ª), venceu por 6/4 e 6/4 em 1h55 de jogo.
Foi a maior vitória da carreira de Osorio, que desta forma alcança seu melhor desempenho em um WTA 1000, em Roma e no saibro a apenas duas semanas do início de Roland Garros.
— Eu literalmente não tenho palavras para descrever o que sinto agora — admitiu Osorio, que em 2019 foi campeã júnior do Aberto dos EUA e semifinalista do Aberto da França na mesma categoria.
— Já tive alguns problemas com lesões, mas agora voltei a jogar e nem acredito que venci a número quatro do mundo — acrescentou a tenista, que se mostrou muito "feliz pela forma como mantive a calma para vencer a partida".
Já Garcia se junta à bielorrussa Aryna Sabalenka , à americana Jessica Pegula, à tunisiana Ons Jabeur e à tcheca Karolina Plíšková, vencedora no Foro Italico em 2019, como tenistas do Top-15 que já foram eliminadas em Roma.
Em outra partida disputada neste sábado marcado pela chuva, que atrasou alguns minutos o início dos jogos, a americana Sofia Kenin (134ª), que vinha de uma vitória sobre Sabalenka perdeu para a ucraniana Anhelina Kalinina (47ª) por 6/4 e 6/2.
* AFP